A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

Administradora de condomínios: desafios e responsabilidades

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 20/05/2021

Quais são os desafios e responsabilidades de uma administradora de condomínios?   Com novos desafios surgindo ao decorrer dos anos, especialmente durante a crise do coronavírus, é importante que as pessoas se sintam confortáveis em suas moradias para que possam passar por este momento sem muita turbulência. Saiba mais!

O síndico é um parceiro importante para a administradora de condomínios

Antes de tudo, administrar um condomínio envolve vários cuidados. Existe uma série de atribuições que precisam de atenção, especialmente as tarefas jurídicas e trabalhistas – que envolvem multas e penalidades.  

O síndico precisa conhecer a fundo leis e outras questões jurídicas no dia-a-dia do condomínio. Além disso, ele também precisa manter uma comunicação transparente com os condôminos, cuidar dos funcionários internos e estar atento a toda parte administrativa.

De acordo com a lei n°4.591 de 1964, o síndico representa ativa e passivamente o condomínio. Entre as suas principais atribuições, as que se destacam são:

  • Assinar contratos;
  • Autorizar ações da administradora;
  • Comunicar com os moradores do condomínio;
  • Mediar conflitos;
  • Convocar Assembléias;
  • Previsão orçamentária;
  • Prestação de contas aos condôminos;
  • Responder a dúvidas e sugestões dos moradores;
  • Autorizar compras e pagamentos das despesas;
  • Aplicar multas e notificar infratores para cumprir as regras do condomínio;
  • Contratar e demitir funcionários;
  • Orientar e acompanhar o trabalho do zelador.

É bastante coisa pra tocar sozinho, né? No entanto, isso não é mais necessário! Continue lendo e descubra por que. 

A importância de uma administradora de condomínios

Existe uma série de responsabilidades que o síndico precisa estar por dentro, mas isso não significa que ele precisa fazer tudo sozinho. 

Todavia, a administradora de condomínios surge como braço direito para resolver os principais problemas do condomínio: desde questões jurídicas à trabalhistas, envolvendo leis, direitos, inadimplência e uma série de outras questões. 

O síndico não precisa mais esquentar a cabeça com demandas burocráticas, hoje em dia, é fundamental que ele fique atento às necessidades dos condôminos para manter a harmonia no condomínio.

Por fim, é importante que o síndico crie relações promissoras com os condôminos para resolver as suas principais necessidades. Além disso, essa proximidade permite que ele entenda problemas que podem ser o mesmo de vários condôminos – mas que só detectamos com uma boa conversa.

Leia também: Gestão do condomínio: quem participa?

Principais desafios no condomínio

Existem uma série de desafios para uma administradora de condomínios e nós precisamos falar da importância de cada um deles. Nesse sentido, veja quais são: 

1. Comunicação

É fundamental manter uma comunicação clara e efetiva com moradores e síndicos para evitar ruídos e outros problemas. Experimente, por exemplo, utilizar o quadro de avisos e disparar e-mails ou mensagens no whatsapp com temas importantes. 

Além dessas ações, a Assembleia Virtual é um ótimo momento para debater possíveis problemas.

2. Mediação de conflitos

O uso das áreas comuns, sons altos ou bitucas de cigarro pelo chão, por exemplo, são temas que normalmente geram possíveis desentendimentos no dia-a-dia do condomínio. 

Portanto, é importante estar atento nessas situações para mediar possíveis conflitos e impedir desavenças rotineiras. A comunicação não violenta é uma ótima ferramenta para essa mediação!

3. Gestão de funcionários

Sobretudo, na hora de contratar pessoas para o condomínio, é importante estar super atento, desde o porteiro, profissionais de limpeza a qualquer outro profissional contratado.

Além disso, também é importante ter conhecimento das leis trabalhistas, definição de turnos e treinamentos de qualificação, se for o caso. Fazer a gestão de forma correta certifica a qualidade dos serviços prestados.

4. Prestação de contas

A Prestação de Contas é um dos documentos mais importantes para o condomínio. Nela, é preciso especificar todas as despesas, o que inclui pagamento de pessoal (salários e encargos trabalhistas), pagamento de contas rotineiras como água, gás e luz, por exemplo, além de pagamentos em reformas.

De acordo com o artigo 1348, VIII, do Código Civil, é responsabilidade do síndico apresentar a prestação de contas para o condomínio uma vez por ano – e sempre que for solicitado. 

5. Obras e manutenções

Elas são comuns nos condomínios, no entanto, é importante que a administradora acompanhe de perto todo o processo, principalmente para garantir que ocorram intervenções, caso necessário.

O planejamento é fundamental para o sucesso do condomínio e, quando o assunto é obras e manutenções, o tema se torna ainda mais delicado. Fique de olho para não ter surpresas na prestação de contas!  

Vantagens na administração com a Tecmóbili

Todavia, o nosso objetivo é claro: pôr fim na dor de cabeça dos síndicos, construtoras, incorporadoras e moradores.

Administrar um condomínio não precisa ser uma tarefa árdua, é nisso que acreditamos e foi por isso que surgimos.

Desde 1994 atendemos e assessoramos desde construtoras e incorporadoras a condomínios já em funcionamento. Em outras palavras, oferecemos soluções digitais para garantir eficiência e praticidade. Conheça algumas das nossas vantagens: 

  • Malote online;
  • Pasta Virtual;
  • Assembleia virtual;
  • Equipe de especialistas;
  • Soluções personalizadas;
  • Aplicativo e muito mais!

Por fim, você quer aproveitar essas vantagens e ter ao lado uma administradora que se preocupa com todas essas questões? Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga