whatsapp tecmobili
Home / Blog

Saiba como evitar conflitos no condomínio

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 11/09/2020

Manter o respeito e a educação para com os outros é uma condição básica para o bom relacionamento com qualquer pessoa, principalmente quando se trata de viver em harmonia com a vizinhança. A cordialidade, respeito e empatia devem fazer parte dos nossos costumes para que algumas situações tenham resoluções mais tranquilas. Continue lendo este artigo e saiba como evitar conflitos no condomínio sendo você condômino, síndico ou locatário.

Situações rotineiras e iniciativas básicas

É sábado e você quer se desligar da correria do dia-a-dia. Nada melhor que o conforto e o silêncio da sua casa para que isso aconteça, né? Então, alguns sons fora do habitual invadem o seu apartamento, transformando todo o conforto e silêncio do ambiente em uma espécie de balada passiva por conta de uma festinha de um dos seus vizinhos em alguma das áreas comuns do edifício. E então, o que deve ser feito?

O caso citado anteriormente é muito comum para os moradores, mas ainda existem outras situações que certamente, podem gerar algum desconforto. É o caso de barulho alto no andar de cima ou acidentes com veículos na garagem. E você condômino, síndico ou locatário, sabe o que fazer para criar uma resolução pacífica nestes casos e evitar conflitos no condomínio? Confira algumas iniciativas básicas que podem ajudar:

O uso das áreas comuns

Uma coisa é certa e indiscutível: todo mundo tem direitos dentro do seu próprio lar. Quando o assunto são áreas comuns, ou seja, áreas normalmente compartilhadas para um convívio coletivo, algumas regras são necessárias para tornar a vivência em condomínio ainda mais harmoniosa

O papel do síndico é importante e determinante na elaboração de regras para utilização das áreas comuns. A administradora de condomínios também pode prestar auxílio para o síndico nestas questões, avaliando pontos importantes e imprescindíveis para utilização das áreas.

Se tratando de áreas onde existe o convívio de várias pessoas, existem observações específicas para cada local, por exemplo: a piscina tem um horário de funcionamento específico e mais regrinhas para a sua utilização, enquanto o playground possui as suas características assim como a churrasqueira ou a quadra esportiva. É importante que todas as regras estejam devidamente expostas nestas áreas, assim você evita que os moradores se queixam de não ter conhecimento das regras.

Participação é importante!

Você participa periodicamente das assembléias do seu condomínio? Sabia que essa participação é uma característica imprescindível para que novas medidas sejam tomadas? A participação dos condôminos em momentos de discussão e votação acrescentam a cultura do condomínio. 

Os interesses comuns e eventuais problemas são parte da pauta das discussões nas assembleias, através disso, o condomínio consegue atuar rapidamente em questões que precisam de resoluções importantes. Novas regras e elementos podem compor o cenário onde civilidade e uma boa convivência existem, mas isso só é possível com uma participação ativa dos moradores. Além de influenciar em novas regras, a participação faz com que você conheça outras pessoas com esta troca de informação, fator super relevante para estreitar relações e criar novas amizades.

Você cuida direitinho do seu barulho?

No início deste texto, falamos sobre empatia e cordialidade para que exista respeito e uma convivência harmoniosa com os seus vizinhos. Essas características são importantes para um comportamento coerente e sensato, principalmente quando o assunto envolve a opinião de outras pessoas, além de outras necessidades. Para uma resolução eficaz,  é importante fazermos um exercício no nosso dia-a-dia, como por exemplo: eu também me incomodaria caso esse barulho viesse de outro outra casa?

Além das áreas comuns, é importante olharmos com o cuidado de conservar para tudo o que fazemos. Algumas atividades criam ruídos e talvez esses ruídos incomodem alguém. Já parou pra pensar nisso? Redobre o cuidado quando for mudar móveis de lugar, com os latidos ou miados dos seus pets de estimação além do som alto.

E por falar em som alto… O barulho no condomínio só pode existir de acordo com o horário padrão da lei do silêncio, que normalmente vai das 08h às 22h. No regimento interno de cada condomínio, também existem horários específicos onde não é permitido incomodar o sossego dos vizinhos. Os horários podem ser negociados e abordados em pautas sobre salões de festas e áreas comuns nas assembléias do condomínio.

Iniciativas que ajudam!

Agora que você já sabe como evitar conflitos no condomínio, é importante lembrar de um fator: É parte responsabilidades de uma administradora de condomínios estar por dentro dos principais temas e pautas do universo condominial.

A Tecmóbili atua em parceria com o síndico para criar a melhor gestão para o seu condomínio! Conheça as vantagens dos nossos serviços e como nosso aplicativo e outras soluções garantem a segurança e a qualidade da gestão do seu condomínio. Entre em contato conosco e descubra outros benefícios dos clientes Tecmóbili!

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga