whatsapp tecmobili
Home / Blog

Síndico: como manter o seu cargo e se desenvolver na função?

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 15/03/2021

Uma boa gestão condominial envolve muita responsabilidade e transparência. No entanto, alguns profissionais não atuam de maneira adequada, o que pode acarretar à sua destituição. Neste artigo, entenda como manter o seu cargo de síndico e se desenvolver na função. 

Como manter o cargo de síndico?

Cada vez mais, as pessoas buscam relações e soluções que representem as suas reais necessidades. Diante disso, é importante saber falar, ouvir, absorver críticas e aprender a lidar com profissionalismo para mediar conflitos. 

Seja um síndico morador ou um síndico profissional, algumas características se tornaram ainda mais necessárias nos últimos anos para facilitar a gestão do condomínio. 

Estar atento, em busca de novidades para questões administrativas, para os condôminos ou funcionários, além de ter uma postura de liderança efetiva são algumas das características necessárias para um novo modelo de gestão. 

Veja, a seguir, dicas de como manter o seu cargo de síndico e como se desenvolver na função:

Algumas situações para ficar de olho

Administrar uma casa não é tarefa fácil, quem dirá um lugar com vários moradores, costumes e diferenças para conciliar. Administrar um condomínio é uma tarefa que envolve dedicação e interesse para que o processo seja tranquilo. 

A organização, honestidade, justiça e comunicação transparente fazem parte da lista de pré-requisitos para que a gestão seja mais fácil. A partir daí, é importante construir diálogos saudáveis com os condôminos e funcionários do condomínio para que a convivência do dia-a-dia seja harmoniosa e sem conflitos. 

Veja, a seguir, algumas ações que podem te ajudar a se desenvolver na função de síndico:

Demonstre conhecimento para passar segurança aos condôminos

Não, você não precisa saber de tudo. Questões jurídicas ou contábeis – que são mais técnicas – precisam na maioria das vezes de auxílio profissional para evitar multas e penalizações, por exemplo.

Mas, que tal estar por dentro de regras e normas do condomínio, por exemplo? Estar atento às questões do dia-a-dia pode ajudar a sanar dúvidas cotidianas, além de demonstrar profissionalismo e cuidado com os condôminos. 

A postura do síndico deve ser exemplo

Síndico, a comunidade condominial repara em você, portanto, preste atenção na sua postura, ela deve ser exemplar. A comunicação e a primeira impressão são as características permanentes para as pessoas ao se relacionarem com você, por este motivo, a comunicação não violenta deve estar enraizada para influenciar positivamente.

Não se torne um síndico ausente

Existem diversos perfis de síndico, mas mesmo ele sendo profissional ou não, é importante não desaparecer do nada. 

Em alguns casos, alguns síndicos somem e aparecem em raras ocasiões. São estes mesmos indivíduos que não respondem mensagens, e-mails ou resolvem de fato os problemas do condomínio. 

A ausência na vida condominial pode gerar desconfortos e insegurança entre os condôminos, além de inúmeros desgastes. O síndico não precisa estar disponível ou presente 24 horas por dia, mas é importante que ele dê atenção para as necessidades dos moradores e do condomínio. 

Leia também: 05 dicas para contratar uma administradora de condomínios

Como se desenvolver na função de síndico?

Bons síndicos conseguem melhorar, e muito, a vida condominial. Essas melhoras agregam valor para o condomínio e gera muitos ganhos para todos. A seguir, veja algumas ações que podem melhorar muito a sua gestão:

  1. Faça a prestação de contas mensal;
  2. Tenha uma administradora de condomínios responsável para te ajudar com demandas estratégicas e específicas;
  3. Mantenha sempre o diálogo com os condôminos para entender quais ações tomar para melhorar o dia-a-dia;
  4. Preze sempre pela transparência dos serviços prestados;
  5. Mantenha regularizada toda a documentação do condomínio para evitar problemas na gestão futura.  

Por fim, agora que você já sabe o que pode te ajudar com a gestão do seu condomínio, que tal contratar uma administradora responsável?

Aqui na Tecmóbili, oferecemos mais conforto e tecnologia para o dia-a-dia do seu condomínio! Entre em contato conosco e descubra soluções para as principais demandas do seu condomínio. 

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga