A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

Áreas comuns no condomínio: 5 dicas para melhorar a segurança

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 23/07/2021

As áreas comuns no condomínio são um espaço para entretenimento e convívio dos condôminos, por isso é fundamental que elas sejam seguras para utilização. Neste artigo, veja dicas que preparamos para melhorar as áreas comuns do seu prédio. 

A importância da segurança nas áreas comuns do condomínio

Em primeiro lugar, a responsabilidade de garantir a proteção nas áreas comuns do condomínio está entre as atribuições do síndico, que precisa orientar funcionários e moradores sobre normas de segurança para estimular um bom convívio

As áreas comuns do condomínio, ou seja, áreas que são de uso coletivo como piscina e salão de festas, por exemplo, devem estar protegidas para evitar acidentes e outras situações desagradáveis

É importante que áreas comuns sejam utilizadas com responsabilidade pelos moradores, visitantes e prestadores de serviços. No entanto, para garantir que isso aconteça, é necessário uma supervisão efetiva.  

A seguir, listamos algumas dicas que vão ajudar o síndico a realizar uma gestão efetiva quando o assunto é segurança nas áreas comuns. 

Leia também: 05 golpes em condomínios para se prevenir

5 dicas para melhorar a segurança das áreas comuns do condomínio

Existem diversas iniciativas podem melhorar a segurança no condomínio. Listamos algumas que sem dúvidas podem te ajudar:

Utilize câmeras de segurança interna nas áreas comuns

As câmeras internas devem ser instaladas nas áreas comuns do condomínio, de forma discreta e imperceptível para desconhecidos transitam por elas.

Nesse sentido, é aconselhável definir um funcionário para cuidar dessas gravações – de preferência em um lugar reservado. Com isso, sem dúvidas a segurança vai ser muito mais eficiente.   

Instale “gaiola” na portaria

Sobretudo, é interessante reforçar a proteção dos vigilantes com uma gaiola, seja na portaria ou guarita do condomínio. Isso evita a invasão de pessoas estranhas e até mesmo de bandidos.

A gaiola serve, inclusive, para prevenir arrombamentos no sistema de segurança do condomínio e possíveis violências.  

Treine os funcionários

Em primeiro lugar, o síndico pode escolher os funcionários e capacitá-los com instruções específicas relacionadas à segurança. 

Nesse sentido, é bacana realizar treinamentos com as principais ocorrências do condomínio, ou seja, aqueles pontos que mais demandam atenção. Deste modo, os principais pontos de atenção terão soluções ágeis.

Controle a entrada e saída de pessoas e funcionários

A gestão deve ser rigorosa quando o assunto é entrada e saída de pessoas no condomínio. A cada hora, no mínimo, uma residência no Estado de São Paulo é invadida por ladrões, segundo dados divulgados pelo Terra

Nesse sentido, o vigilante ou porteiro tem a responsabilidade de identificar cada pessoa que entra e sai do condomínio, exigindo documento com foto, por exemplo. Mas, não esqueça: com a constante falsificação de documentos é preciso redobrar a atenção. 

A importância de Profissionais Especializados

Contratar profissionais especializados para garantir a segurança do prédio é uma excelente opção para a proteção do condomínio. 

Outro fator que assegura isso é a expertise que esses especialistas têm sobre o assunto, principalmente pelos treinamentos voltados especificamente para isso.

Nesse sentido, é indispensável conversar os moradores para encontrar uma solução para o condomínio.  

Já conhece os benefícios de ter uma administradora de condomínios?

Por fim, agora que você já conhece algumas dicas para melhorar a segurança do condomínio, é importante encontrar uma administradora que esteja por dentro dessas necessidades. 

A Tecmóbili oferece soluções digitais para assegurar eficiência e praticidade para administração de conjuntos residenciais, comerciais e associações. O objetivo é pôr fim na dor de cabeça dos síndicos, construtoras, incorporadoras e moradores.

Ou seja: muito mais agilidade e praticidade para administrar a rotina e as demandas do seu prédio. Conheça alguns serviços:

  • Assembleia virtual;
  • Malote online;
  • Pasta Virtual;
  • Equipe de especialistas sempre disponível;
  • Gestão de conflitos e muito mais!

Entre em contato para conhecer outros benefícios.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga