A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

A importância do Síndico para os condomínios

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 17/07/2020

O Síndico, por natureza, é um líder. Ao assumir o cargo, reflete-se logo de início a confiança dos que o elegeram e, consequentemente, a responsabilidade de muito trabalho pela frente. Segundo dados do Secovi (Sindicato da Habitação), existem mais de 180 mil condomínios no país. Os deveres e direitos dentro dessa ocupação refletem a importância do síndico e fazem dele um personagem super importante para qualquer condomínio.

O síndico e as atividades

É importante ressaltar que a administração de um condomínio se assemelha a administração de uma empresa, por isso, é preciso certificar que a gestão siga o que está dentro da lei, além disso, assegurar o conhecimento do código civil e das leis trabalhista é imprescindível, bem como conhecimentos da área contábil, trabalhista e administrativa. 

Entre as principais atividades dessa ocupação, existe a resolução de conflitos internos e externos, administração e prestação de contas, convocação de assembleias, averiguação da estrutura física do condomínio para direcionar reparos necessários e o controle das atividades dos funcionários, podendo responder civil e criminalmente em casos de acidentes. Bastante coisa, né? Dentro de enormes afazeres, dedicação e conduta devem ser exaltadas.

A importância do Síndico no relacionamento interpessoal

Viver em sociedade é uma experiência complexa nos dias atuais, principalmente quando o relacionamento com máquinas e dispositivos está aumentando. Assumir o papel de síndico nessas condições representa uma série de atribuições e, consequentemente, uma lista de responsabilidades. Ele é o responsável por mediar a tomada de decisões coletivas para garantir paz, segurança e a preservação do condomínio. Para facilitar essa relação e colher resultados mais proveitosos, separamos alguns pontos que pode ajudar você, Síndico, a construir relações ainda mais proveitosas:

  • Saiba escutar para entender, afinal, é importantíssimo mostrar interesse para entender o que quer ser dito. Não demonstre julgamentos ou preconceitos ao longo do discurso, afinal, ser um bom ouvinte implica em tranquilizar e reforçar a relação para mediar futuros conflitos de maneira harmoniosa.
  • Já reparou na postura que você adota na hora de se comunicar? Essa é a forma mais importante para trabalhar a confiança com seus condôminos, afinal, a imagem de um líder que se mostra neutro, respeitoso e cordial, garante aos condôminos a sensação de alguém que se preocupa com questões além das suas própria reivindicações. Aproveite esta maneira para criar relações sólidas, pautadas no respeito e união.
  • É importante conhecer todos os direitos, afinal, estar por dentro de todas as normas do condomínio é uma maneira de certificar que as orientações para os condôminos girem em torno de todos os envolvidos, além de assegurar seus direitos. Ter regras como amparo significa um aliado fundamental para propor ações que viabilizem harmonia para as pessoas em questão, afinal, essas ações são responsáveis por alinhar entendimentos distintos em busca de soluções horizontais, ou seja, todos se beneficiam. 

Agora que você já sabe mais sobre a importância do Síndico para os condomínios, não se esqueça, é precioso ter tempo para se dedicar às questões levantadas anteriormente, por isso, tenha ao seu lado uma administradora certificada que esteja por dentro das normas e busque nos problemas individuais a solução para o todo.

Aqui na Tecmóbili, possuímos as principais certificações para garantir a qualidade e seriedade dos nossos serviços: PROAD, Programa Qualificação Essencial (PQE) e as principais entidades do mercado imobiliário como garantia: AABIC e Secovi SP. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco!

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga