A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

Dicas para o dia-a-dia que ajudam o meio ambiente

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 02/02/2021

No dia-a-dia temos hábitos que surgem naturalmente. Mas, dentro desse cenário, quais atitudes podemos rever para nos tornarmos sustentáveis? Como podemos beneficiar o meio ambiente com as nossas atitudes? Neste artigo, listamos algumas dicas para o nosso dia-a-dia que ajudam nesta questão.

Sustentabilidade

Hoje em dia, a sustentabilidade é pauta estratégica na administração de boa parte dos condomínios residenciais, isso por que muitas ações conciliam eficiência, qualidade de vida e especialmente a economia.

Ou seja, as vantagens para gestão orçamentária são evidentes, mas os impactos ao meio ambiente nem sempre são tão evidentes assim. Pequenas atitudes podem poupar a natureza em muitos aspectos, e acima de tudo, aumentar a expectativa de vida na terra.

Em outras palavras, é importante que um dos nossos hábitos seja reparar no que nós fazemos direta ou indiretamente. Ou seja, a longo prazo, quais os impactos das ações que você toma hoje em dia? Qual a sua pegada ecológica? Veja, a seguir, dicas de como melhorar hábitos e ajudar o meio ambiente.

Leia também: Dicas para um condomínio sustentável

Dicas para o dia-a-dia

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, independente do contexto, economizar e reutilizar algo sempre gera benefícios, seja para o seu bolso, para o seu lar ou para o meio ambiente. 

Recipientes de vidro ou plástico facilmente podem ser utilizados para guardar peças ou objetos; Cascas de alimentos podem virar compostagem; Embalagens de presentes podem ser utilizadas para presentear outras pessoas, por exemplo, entre tantas outras opções. Use a criatividade, as opções são muitas!

Cuidados em casa

  • Quando for realizar reformas em casa, priorize a iluminação natural e o reúso de água em partes estruturais;
  • Estipule metas! Que tal impor algo como “aproveite o máximo o seu lixo na coleta seletiva”?;
  • Fique de olho no relógio d’água! Portanto, inspecione quando acordar e antes de dormir para identificar vazamentos. Um pequeno buraquinho no seu encanamento, por exemplo, desperdiça até 3 mil litros de água em apenas um dia;
  • Utilize tintas à base de água para realizar pinturas em casa. Elas são menos tóxicas que outras tintas tradicionais;
  • Evite gastos desnecessários com energia elétrica. Instale o seu freezer ou geladeira longe do fogão e verifique a vedação das portas;
  • Utilize as lâmpadas fluorescentes! Além de durar até 10 vezes mais, ela ilumina mais do que uma incandescente; 
  • Não utilize água limpa para lavar tapetes, quintal ou panos de limpeza. A água da máquina de lavar é uma ótima opção nestes casos.

Dicas de cozinha

  • Quando descartado de maneira incorreta, o óleo pode ser um agravante para entupimentos graves, além de dificultar o tratamento do esgoto. Portanto, procure um posto de coleta!
  • Já sei, você comprou um legume e esqueceu na geladeira. Como resultado, quando foi cozinhar viu partes estragadas, né? Nestes casos, evite o desperdício. Corte as partes ruins e reaproveite o resto do legume fazendo uma seleta! Além de ser uma delícia, é uma ótima pedida para acompanhar assados;
  • Você já ouviu falar do processo de branqueamento de verduras e legumes? Mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver e, em seguida, retire-os do fogo e os leve a um recipiente com água gelada. Por fim, você congela os alimentos e faz com que eles durem cerca de seis mesas, uma vez que as enzimas que atuam sobre eles ficam inativas;
  • Os guardanapos de pano são mais refinados, além de serem ambientalmente mais corretos do que os de papel. Portanto, dê preferência para eles!;
  • Economize gás de cozinha! Fique atento a temperatura e quantidade de água necessária para cozinhar algo. Além disso, procure abaixar a chama do fogão assim que a água ferver e colocar alimentos duros de molho antes do cozimento.

Atitudes coletivas

  • Ensine o seu(a) filho(a) a ter atitudes sustentáveis desde pequeno;
  • Estimule as pessoas ao seu redor para que tenham atitudes sustentáveis de maneira sutil. O conhecimento é uma dádiva que precisa ser compartilhada com sabedoria;
  • Compartilhe as suas iniciativas com os seus vizinhos! Assim, a atitude sustentável de ambos pode ser mais efetiva. Em conjunto, acumule o maior volume possível de material reciclável e entre em contato com uma recicladora ou cooperativa;
  • Por último, é difícil ver TV à noite e não dormir? Deixe o aparelho programado para evitar gastos desnecessários.

A Tecmóbili se preocupa com o meio ambiente

Agora que você já conferiu algumas dicas de como deixar o seu dia-a-dia mais sustentável, que tal ter ao seu lado um condomínio consciente, que olha para essas questões?

Aqui na Tecmóbili, existem algumas práticas que implementamos no nosso dia-a-dia – além dos condomínios – para ajudar nessa missão: 

  • Redução de papel através do aplicativo Tecmóbili, onde você acessa segunda via dos boletos, reserva de ambientes e muito mais;
  • Separação do lixo reciclável;
  • Consumo consciente de água; 
  • Descarte adequado de eletrônicos.

Por fim, você quer descobrir outras vantagens incríveis de fazer parte da nossa família? Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga