whatsapp tecmobili
Home / Blog

Dicas para um condomínio sustentável

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 03/09/2020

Um condomínio sustentável é uma das maneiras de diminuir a nossa pegada ecológica no planeta. Inclusive, você sabe o quanto consome dos recursos do planeta? No site da Pegada Ecológica você descobre! Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas para um condomínio sustentável que podem ser aplicadas aí onde você mora. Continue lendo para descobrir!

Sustentabilidade no Brasil

Você já conhece o termo “cidade verde” e o que isso significa? Cidades verdes também são conhecidas como cidades inteligentes e normalmente são projetadas pensando em uma economia viável e socialmente justa, além de estimular a melhoria da qualidade de vida através da sustentabilidade a eficiência dos serviços prestados pela população.

Quando olhamos para a realidade brasileira, os pilares básicos relacionados a fazer o uso racional dos recursos naturais, energias renováveis e proteção ambiental, são questões que se esvaem para boa parte das empresas. Ou seja, sabemos que, infelizmente, as nossas cidades não são verdes. No entanto, também sabemos que existem outras maneiras que podem nos aproximar cada vez mais desta condição.

Mudanças que precisam acontecer

Em condomínios comerciais e residenciais, algumas ações passaram a estar no radar das administradoras para ir de encontro à necessidade da sustentabilidade no dia-a-dia dos condôminos e do condomínio. Através de debates em assembleias e discussões entre os moradores, é possível identificar regras e ações que correspondam à  esta necessidade. Confira dicas para um condomínio sustentável:

Energia

Você sabia que, no Brasil, boa parte da nossa eletricidade surge através da geração hidráulica? Isso significa que, quando preservamos o consumo de energia, automaticamente surge a economia na água. Algumas medidas que podem ajudar o seu condomínio e a sua casa são:

  1. Procure trabalhar em ambientes com luz natural, isso evita luzes acesas durante o dia e o uso de aparelhos como ar condicionado.
  2. A tecnologia dos telhados verdes é uma ótima aliada para economia de energia, já que a temperatura não passa de 25°C enquanto telhados convencionais chegam à 60°C. Já conferiu as vantagens deste investimento?
  3. Lâmpadas LED utilizam cerca de 70% a 80% menos energia que as lâmpadas incandescentes. Que tal atualizar este tipo de recurso para identificar a economia no final do mês?
  4. Não demore no banho! Uma vez que chuveiros elétricos são os equipamentos que mais consomem energia em casa, é importante ter a consciência do tempo, desperdício e gasto na hora do banho.

E então, no final dessas ações, você certamente perceberá a economia no consumo de água e energia. Para ter sucesso, é importante praticá-las no dia-a-dia! Confira outras dicas de como economizar Luz, Água e Gás aqui no nosso blog.

Coleta adequada dos resíduos

Adotar práticas sustentáveis para o nosso dia-a-dia tem uma série de benefícios.  É inevitável não gerar resíduos, por este motivo, é importante estar atento sobre meios que facilitam a coleta e estimulam os moradores a segui-la como regra, se for o caso, multas podem ser aplicadas para quem não cumpre com a regra do condomínio.

  1. Como anda o seus sistema de compostagem? Já pensou nisso quando o assunto é “resíduos sólidos urbanos”? Este processo transforma este tipo de resíduo em adubo e fertilizante, que pode inclusive, ser utilizado nas áreas verdes do condomínio.
  2. Grande parte dos resíduos destinados ao aterro sanitário podem ser reciclados. A coleta seletiva ajuda a diminuir a quantidade de resíduos enviados para o aterro e facilita para extração de matérias-prima.

Embora a nossa cidade não seja sustentável, é possível estimular a condição através das nossas ações. Além de influenciar na qualidade de vida dos moradores, estas propostas criam a valorização do imóvel e redução de gastos do condomínio. 

Áreas comuns do condomínio

As áreas comuns do condomínio servem para diversas finalidades. Com a facilidade de socializar e estimular a educação das crianças, estes ambientes são importantíssimos para o dia-a-dia dos condôminos. É possível transformar esses locais para que as pessoas possam ficar mais perto da natureza? Continua lendo que te explicamos como!

  1. A criação de uma horta comunitária influência em vários fatores. Além de estimular a criatividades das crianças e ensiná-las a cultivar, é possível estar próximo dos seus vizinhos e estreitar relacionamentos. Que tal uma horta horizontal para cultivar na sua casa ou apartamento? 
  2. Estimule projetos de criação ou ampliação de áreas verdes. O plantio de árvores e construção de jardins são opções completamente viáveis.

Quais são as vantagens de uma administradora?

Agora que você conferiu algumas dicas para um condomínio sustentável, é importante ter do seu lado e do lado do seu condomínio uma administradora consciente que olhe para essas questões. Na Tecmóbili, existem algumas práticas olhando para sustentabilidade que implementamos no nosso dia-a-dia vendo essas questões. Confira algumas delas:

  • Redução de papel através do aplicativo Tecmóbili, onde você acessa segunda via dos boletos, reserva de ambientes e muito mais;
  • Separação do lixo reciclável;
  • Consumo consciente de água; 
  • Descarte adequado de eletrônicos.

Estas são apenas algumas das nossas responsabilidades! Quer conhecer outros diferenciais incríveis para a administração do seu condomínio e facilidades para o seu dia-a-dia? Conheça os benefícios da Tecmóbili ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga