A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

Reservas de espaço: evite problemas em seu condomínio

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 01/10/2021

A princípio, reservas de espaço em condomínios são uma prática comum entre os moradores  que querem utilizar as áreas de lazer em seu tempo livre e se reunir com a família. 

Salões de festa, churrasqueira e outros espaços funcionam de maneira limitada, e precisam de um agendamento prévio. No entanto,é comum que nesse processo existam uma série de problemas. Entenda no texto de hoje como resolvê-los.

Quais são os problemas comuns que envolvem a reserva de espaço?

Cada condomínio tem as suas próprias regras, entretanto é normal que haja problemas em relação à reserva. Como por exemplo: moradores querendo a mesma data, não cumprimento de encerramento da festa e limpeza do espaço.

Outra questão frequente em relação a reserva de espaço ocorre em datas comemorativas, quando todos os moradores querem utilizar as mesmas áreas.

Dessa maneira, conflitos passam a acontecer de maneira frequente tanto entre síndico e moradores, como também entre vizinhos prejudicando a vida nos condomínios.

Conheça também: Jovens e o barulho em condomínios: saiba o que fazer

Como os problemas em relação à reserva de espaço podem ser solucionados?

Regras claras: 

O primeiro passo para que os problemas referentes a reserva de espaço sejam solucionados, deve ser a elaboração de regras claras e objetivas, além disso as mesmas precisam ser divulgadas de maneira frequente em assembleias e comunicados. Assim todos passam a ter ciência das normas pré estabelecidas. 

Questões como limpeza e encerramento no horário certo precisam ser respeitadas, e cabe ao síndico aplicar penalidades financeiras caso essas ações não sejam cumpridas pelo morador.

Consenso: 

Moradores que querem a mesma data devem entrar em um consenso, aquele que se manifestou primeiro é quem tem preferência e por isso o direito ao espaço deve ser dele, essa medida está regulamentada dentro da lei. 

Caso o segundo morador queira e existam outros horários ou dias, não haverá problema em remanejar. Também é necessário que cada condomínio estipule um prazo em relação ao limite da reserva,  por exemplo: reserve 15 dias antes e não na data anterior do evento. 

Agendamento online: 

O agendamento online também é uma solução nessa questão, e ajuda em relação a organização de horários e dias. Por isso, cada vez mais os condomínios precisam utilizar esse recurso, que evita dores de cabeça para moradores e síndicos

Datas comemorativas: 

E por fim, em relação a datas comemorativas como natal e ano novo, fica a critério do condomínio definir como essas reservas de espaço serão feitas. Uma opção viável e que evita transtornos é o não agendamento nesses período. 

É necessário lembrar que condôminos inadimplentes não podem agendar reservar espaços até regulamentarem a sua situação. 

Já conhece os benefícios de ter uma administradora de condomínios?

É papel da administradora de condomínios orientar os moradores, sempre esclarecendo dúvidas e vistoriando como esses espaços estão sendo utilizados. 

Pensando no conforto de todos, a Tecmobili realiza o processo de agendamento online de reservas de espaço, e além disso oferecemos outros benefícios para ajudar na sua rotina:

  • Assembleia virtual;
  • Malote online;
  • Pasta Virtual;

Quer ficar por dentro de outras vantagens? Entre em contato conosco

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: