A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

Home / Blog

Maus-tratos aos animais é crime. Denuncie! Veja como.

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 09/03/2022

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para prática de abuso e maus-tratos contra os animais.

De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime praticar maus-tratos contra animais. Existem vários comportamentos que podem caracterizar um crime, tais como o abandono, lesão, mutilação, envenenamento, confinamento em pequenos locais impenetráveis ​​e insalubres, não se abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, recusar ajuda veterinária, entre outros. 

Hoje, a lei estabelece que quem agir contra esses animais será punido com detenção de três meses a um ano. A multa aumentou de um sexto para um terço se o crime resultou na morte de um animal – multa e proibição de custódia mantidas em novo programa.

A prática de crueldade com animais é punível com prisão de dois a cinco anos, bem como multa e a proibição de detenção.

Com o objetivo de coibir a crueldade contra os animais, foi promulgada a Lei 1.095/2019, aumentando as penas para atos de maus-tratos, crueldade, injúria ou mutilação de animais. Cães e gatos, que acabaram se tornando os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desses crimes. A nova lei criou um programa específico para esses animais.

No Brasil, 29 milhões de domicílios têm cães e 11 milhões têm gatos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Multas e Proibição de Custódia.

A lei sancionada também prevê penalidades para estabelecimentos comerciais e rurais que facilitem crimes contra animais.

“De acordo com a Resolução CFMV 1236/2018, o delito está de acordo com o artigo 5º: III – Atos de agressão física ou que causem dor, sofrimento ou dano aos animais; conforme o artigo 2º da mesma resolução, além de crueldade, crueldade e abuso.

Todas as situações que constituam maus-tratos devem ser levadas ao conhecimento da polícia e das entidades ambientais. Se você presenciou ou conhece essa situação, veja a quem recorrer para obter ajuda.

Não tenha medo, você pode denunciar anonimamente ou confidencialmente. Veja algumas opções abaixo:

Polícia Militar Ambiental

Ministério Público Federal – Ela pode ser feita pelo sistema eletrônico MPF Serviços, disponível em http://www.mpf.mp.br/servicos/sac, ou pelo aplicativo MPF Serviços.

Disque Denúncia – 181

Federação Brasileira dos Animais – (11) 99114-2840

No site da Federação há uma aba para fazer denúncias. Clique aqui para acessar.

Disque Denúncia Animal – São Paulo

No estado de São Paulo existe o Disque Denúncia Animal, que atende por meio do telefone 0800 600-6428.

Delegacia Eletrônica de Proteção Animal – São Paulo

A DEPA possui um serviço via internet da população para denunciar crimes de maus tratos aos animais. O denunciante também pode optar pelo sigilo no momento do cadastro da denúncia.

Ministério Público – O registro pode ser feito pelo site do MP ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.

Polícia Militar – Através do número 190 em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 está disponível de forma gratuita em todo o território nacional.

Delegacias de polícia – O boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente.

Linha Verde do Ibama – Denúncias de maus-tratos contra animais silvestres podem ser feitas através do número 0800 61-8080 ou pelo e-mail para linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Leia mais: Maus tratos de animais: lei obriga síndicos a comunicar

A Tecmobili e os pets em condomínios: 

A Tecmobili se importa com todos os pets, e apoiamos a denúncia de maus-tratos aos animais. Além disso, oferecemos serviços essenciais para o seu dia a dia, dicas, novidades

  • Assembleia virtual;
  • Malote online;
  • Pasta Virtual.

Quer ficar por dentro de outras vantagens? Entre em contato conosco.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: