whatsapp tecmobili
Home / Blog

Novembro azul: a Tecmóbili apoia a prevenção

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 13/11/2020

Saímos do Outubro e entramos no Novembro Azul, sabe o que isso significa? Esta é a vez dos homens, precisamos falar e alertar sobre o câncer de próstata! A conscientização sobre o tema reforça a importância da prevenção e do autocuidado. Saiba porque a Tecmóbili apoia a causa e reforça a divulgação sobre os principais pontos em relação ao tema. 

O que é o Novembro Azul?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o Novembro Azul é um campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Entre os homens brasileiros, a doença é a segunda mais comum de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Equivalente ao movimento do Outubro Rosa – que alerta para o câncer de mama e a saúde da mulher – surgiu o Novembro Azul. Em decorrência disso, o símbolo do Novembro Azul também é um laço, mas em alguns casos, é acompanhado por um bigode para representar a parcela masculina.  

O câncer de próstata

Anualmente, o Ministério da Saúde e diversas outras entidades apoiam e promovem ações sobre a causa. O objetivo é claro: o público masculino precisa se atentar sobre a sua própria saúde. Nos homens, o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Portanto, é preciso estar atento e preservar o autocuidado.

O câncer de próstata ocorre, principalmente, em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Já os casos antes dos 40 anos são raros. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. 

Para cada ano do triênio 2020/2022, o INCA estima que sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. O valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Mais que nunca, é importante se prevenir!

A importância do diagnóstico precoce

No Brasil, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Cerca de 28,6% da população que morre é pela falta de prevenção da doença, principalmente nos primeiros estágios da mesma.

A cada 41 homens, pelo menos 1 morre por câncer de próstata. Embora a doença seja grave, a maioria dos homens diagnosticados não morrem por causa dela. Já que a falta de prevenção nos primeiros estágios da doença é um dos principais fatores de morte, realizar os exames periódicos com frequência é super importante, principalmente para ter um diagnóstico precoce e dar início ao tratamento adequado à doença. 

Conheça os sintomas

Na fase inicial da doença, o câncer próstata não apresenta sintomas. Mas mesmo que não existam sinais aparentes, é importante realizar os exames, viu? Procure um urologista para conversar sobre o exame de toque retal, afinal,  a única forma de garantir a cura e um tratamento adequado do câncer é através do diagnóstico precoce. 

Quando alguns sinais da doença começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Nesta fase, os sintomas são:

  1. Dor óssea;
  2. Vontade de urinar com frequência;
  3. Dores ao urinar;
  4. Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

Existem alguns sintomas que podem aumentar o risco da doença:

  1. Obesidade;
  2. Homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer;
  3. Histórico familiar de câncer de próstata (tio, irmão ou pai).

Novembro azul e a Administradora de condomínios

Em primeiro lugar, sabemos que a qualidade de vida é super importante dentro dos condomínios. Ela é reflexo da saúde de todas as pessoas que compõem o todo, por este motivo, é importante falar sobre este tema, especialmente para que a parcela masculina que vive no condomínio esteja atenta sobre os principais pontos da doença.

Em segundo lugar, existem informações que podem ser enviadas aos moradores alinhadas com outras ações pensando na qualidade de vida dos condôminos. As causas, os sintomas, tratamentos, diagnóstico e a prevenção do câncer de próstata, são pontos importantes sobre a doença que podem ser pautados ao lado de iniciativas como:

  1. Atividades que estimulam caminhadas ou corridas;
  2. Palestras sobre o tema;
  3. Ações solidárias (arrecadação de roupas e mantimentos);
  4. Players do setor para ações conjuntas, como Postos de Saúde;
  5. Divulgar a campanha em todos os canais de comunicação, seja nas redes sociais da Administradora ou então através de avisos em murais, elevadores ou o envio de e-mails.

Além das ações, os hábitos saudáveis não podem ser excluídos da pauta. Essa ainda é a melhor forma de evitar a doença! Balancear as refeições com frutas, verduras, cereais integrais, legumes e grãos ajudam a diminuir o risco do câncer. Alinhar tudo isso a atividade física, ao menos 30 minutos por dia, ajuda a manter o peso adequado e o corpo em dia com as precauções necessárias sobre a doença. 

Nós acreditamos que administrar condomínios não precisa ser uma tarefa árdua! Estamos aqui para encontrar as melhores soluções para a administração do seu condomínio em todos os aspectos, desde questões jurídicas a pontos do seu dia-a-dia. Entre em contato conosco e descubra as vantagens de fazer parte da família Tecmóbili.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga