whatsapp tecmobili
Home / Blog

Outubro Rosa e a conscientização em condomínios

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 14/10/2020

Comemorado em todo o mundo, o Outubro Rosa é um movimento popular que luta contra o câncer de mama. Empresas, entidades e a população estão diretamente envolvidos no movimento, que começou nos Estados Unidos e consequentemente espalhou pelo globo a responsabilidade que todos têm sobre a pauta. Neste artigo, você vai saber mais sobre o Outubro Rosa e a conscientização em condomínios. 

Outubro Rosa: como surgiu o movimento?

O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço, símbolo oficial da luta contra o câncer de mama. Com início nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas sobre o tema, o Congresso Americano aprovou que o mês de Outubro se tornasse oficialmente o mês de prevenção contra o câncer de mama. 

Atravessando as barreiras americanas, as ações passaram a envolver todas as pessoas do globo: empresas, entidades e a própria população. Como resultado, centenas de ações foram incorporadas na cultura das empresas e pessoas a fim de apoiar a luta das mulheres contra o câncer de mama, onde campanhas de prevenção e conscientização passaram a ser constantes para todas as classes da sociedade.

O que é exatamente o “Câncer de mama”?

Também conhecido como neoplasia, o câncer de mama é caracterizado pelo nascimento de células cancerígenas na mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a neoplasia é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, estando atrás apenas do câncer de pele e está em primeiro lugar no quesito letalidade. 

Embora existam dados alarmantes, a ocorrência da doença antes dos 35 anos é relativamente rara, onde nem todo tumor é maligno e a maioria dos nódulos detectados são benignos. Quando o tumor é diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura relacionadas ao câncer chegam até 95%.

Ainda na fase inicial da doença, o tumor pode ser muito pequeno, por este motivo, é importante fazer exames para detectar corretamente a doença. Com cerca de um centímetro, o tumor só é identificado através da mamografia e com o auxílio dos exames de rotina.

Quais são os sintomas da doença?

Na fase inicial, a maioria dos casos apresenta alguns sinais e sintomas, como por exemplo:

  1. Nódulo (caroço) fixo, indolor: é a principal manifestação da doença e está presente em cerca de 90% dos casos quando a própria mulher consegue identificá-lo;
  2. Alterações no mamilo (bico do peito);
  3. Peve da mama avermelhada ou retraída, parecida com “casca de laranja”;
  4. Nódulos pequenos nas axilas ou pescoço;
  5. Saída de líquido anormal nas mamas.

Para esclarecer, é necessário investigar cada um destes sinais, caso eles não estejam diretamente relacionadas ao câncer de mama, podem estar associados a doenças benignas da mama.

Os estágios do câncer de mama são classificados de 0 a 4, onde o “0” é um indicativo de um câncer não invasivo. Já o estágio 4, representa a forma metastática da doença, ou seja, sua forma avançada. 

Outubro Rosa e a conscientização em condomínios

O mais importante é que a pauta alcance o maior número de pessoas possível, além disso, investimentos em novas pesquisas sobre o tema permitem criar diversos avanços, como por exemplo, o diagnóstico e o tratamento da doença.

Hoje em dia, o câncer de mama não é mais uma sentença para quem é diagnosticado. A taxa de cura é cada vez maior e o paciente diagnosticado pode viver tranquilamente a sua rotina com bem-estar e qualidade de vida. 

Portanto, é imprescindível falar sobre o tema para que mais pessoas possam ter consciência do que fazer em cada uma das etapas da doença, seja na suspeita ou no próprio diagnóstico para um eventual tratamento. 

Dentro dos condomínios, muito pode ser feito. Ações de prevenção, conversas com vizinhos, divulgação sobre informações da campanha além de mobilizar o síndico e os próprios condôminos para potencializar o engajamento da campanha. Se o seu condomínio tem em maior parte mulheres, é importante que os informativos do edifício não estejam em falta. Algumas outra ações que podem ajudar são:

  • Convidar algum profissional da área da saúde para falar sobre o tema e ensinar a fazer o autoexame; 
  • Incentivar os funcionários a usar roupas cor de rosa no condomínio em sinônimo de apoio à causa;
  • Durante a pandemia, máscaras cor de rosa são ótimas opções;
  • Circular materiais informativos no app do condomínio ou em murais digitais;
  • Envio de materiais informativos no grupo de whatsapp do condomínio.

Agora que você já sabe sobre a nossa preocupação sobre o tema e conhece os principais pontos da pauta, que tal levar esse conhecimento para mais pessoas? Apoie a causa junto conosco! 

Além disso, que tal conhecer outros benefícios do nosso aplicativo, quais são os diferenciais de ser um cliente Tecmóbili e outras vantagens de fazer parte da nossa família?

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga