whatsapp tecmobili
Home / Blog

Lixo eletrônico: qual o descarte correto?

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 22/02/2021

O lixo eletrônico é um problema na nossa sociedade, principalmente por causa do descarte incorreto. Itens como celulares, computadores e outros eletrônicos precisam ser descartados corretamente para evitar diversos impactos ambientais. 

Continue lendo e saiba como descartar corretamente este tipo de material e colaborar para uma incentivar a sociedade a ser mais sustentável.

O que são lixos eletrônicos?

É provável que, na sua casa, você tenha uma gaveta ou armário reservado para guardar o acúmulo de lixo eletrônico, ou seja, equipamentos como fones de ouvido, celulares velhos, pilhas, partes de carregadores entre muitos outros equipamentos.

Mas, você sabia que para cada um desses equipamentos existe um descarte adequado? Vamos aprofundar um pouco mais para que você saiba tudo a respeito do tema. 

Em primeiro lugar, vamos entender o que é, de fato, um lixo eletrônico. Existem quatro tipos devidamente catalogados e que, inclusive, possuem leis específicas para descarte e coleta:

Linha verde

Celulares, impressoras, notebooks, tablets, mouses, teclados, computadores de mesa, carregadores, fones de ouvido, pilhas e baterias. 

Linha marrom

TVs, equipamentos de DVD/VHS, aparelhos de som.

Linha azul

Eletrodomésticos portáteis em geral como, por exemplo, batedeiras, ferros de passar, liquidificadores e secadores de cabelo.

Linha branca

Eletrodomésticos de grande porte, como geladeira e fogão, por exemplo. 

Riscos à saúde por causa do descarte inadequado

Quando descartados em lixões, os lixos eletrônicos podem liberar centenas de substâncias tóxicas que contaminam a água, o solo e o ar. Em relação aos materiais pesados, existem diversas consequências para o organismo, como por exemplo  problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso, desencadeados a partir da contaminação do organismo com chumbo e mercúrio. 

Dicas para separar os lixos eletrônicos corretamente

Antes de mais nada, para descartar corretamente cada um dos lixos eletrônicos é importante conhecê-los e separá-los para realizar o descarte com facilidade:

  1. Caso exista muito lixo, separe por linhas! (verde, marrom, azul, etc);
  2. Se, por exemplo, todos os equipamentos forem da mesma linha, faça a divisão por tamanho. Ou seja, separe aparelhos como TVs, computadores e outros eletrodomésticos grandes dos menores, como celulares e carregadores;
  3. Os equipamentos funcionam totalmente ou parcialmente? Faça a divisão do que funciona dos que nem se quer ligam mais, ou então, estão severamente danificados. 

Agora que você já sabe como separá-los, podemos ir para o próximo passo: encontrar um ponto de coleta. 

Leia também: A sustentabilidade é indispensável para a sobrevivência

Esteja por dentro das leis e procure empresas especializadas

Você sabia que não é papel da prefeitura recolher o lixo eletrônico na sua casa? Isso porque, diante de tantos fatores negativos, ele não pode ser misturado com o lixo comum e o reciclável, por isso, você precisa procurar um lugar para deixar o seu lixo eletrônico.

Em 2010, surgiu uma lei chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo a lei, cabe às empresas ter a responsabilidade de coletar e reciclar todo e qualquer lixo eletrônico

Apenas em 2019 – sim, quase dez anos depois – a lei foi regulamentada. Em outubro do mesmo ano, toda e qualquer entidade que representa fabricantes, importadores, comerciantes de produtos eletrônicos, distribuidoras e o governo federal assinaram o Acordo Setorial de Logística Reversa de Eletroeletrônicos

Isso significa que as organizações se comprometeram, em um prazo de cinco anos, promover o descarte correto de pelo menos 17% do lixo eletrônico que é jogado fora no Brasil. 

O acordo também prevê a implantação de 5.000 mil (cinco mil) pontos de coleta de lixo eletrônico nas 400 maiores cidades do país – e com a população superior a 80 mil habitantes.  

Coletas no condomínio: mais facilidade para você

Por fim, agora que você já sabe quais são os benefícios de realizar o descarte correto de lixos eletrônicos, procure o ponto de coleta mais próximo de você e, principalmente, se existe um ponto de coleta no seu condomínio. Caso não exista, clique aqui e veja qual é o ponto de coleta mais próximo de você.

Enfim, aqui na Tecmóbili buscamos trazer mais praticidade, economia e segurança para você condômino. Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubra outras vantagens que só a gente tem!

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga