whatsapp tecmobili
Home / Blog

O perfil do Síndico moderno e as mudanças do mercado

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 06/08/2020

Em um dos nossos artigos falamos sobre a importância do Síndico para fazer uma boa gestão no condomínio e sobre como o papel dele é importante para que a relação com a administradora de condomínios seja proveitosa. Hoje, falamos sobre o perfil do Síndico moderno e as mudanças do mercado! Entenda o que mudou na profissão e como o comportamento do síndico, no condomínio, tem demonstrado a importância de uma gestão diferenciada.

O síndico moderno

Ser síndico não é mais uma profissão destinada à pessoas aposentadas e que possuem muito tempo livre para se dedicar às tarefas do condomínio. O perfil do Síndico moderno no mercado tem passado por mudanças, principalmente porque a administração de condomínios tem sido equiparada como “administrar uma empresa” atualmente, promovendo soluções para o bem estar dos condôminos e dos funcionários, além de contar com serviços terceirizados para garantir uma gestão mais efetiva e qualificada.

Segundo dados de especialistas do Síndico Net, o perfil do síndico atualmente é mais jovem e varia entre 35 e 55 anos. Ele atua como profissional liberal e conta com o apoio empresas especializadas, como as administradoras de condomínios. Outro dado interessante é que o número de mulheres síndicas só têm aumentado, estima-se que hoje elas são 38% dos cerca de 84 mil síndicos cadastrados. 

O que não muda?

Algumas características do perfil de um síndico são importantes para encontrar soluções viáveis em temas relevantes no condomínio. O interesse e comprometimento com os exercícios relacionados a função é algo que permanece – e deve permanecer – intacto, afinal, ser um bom síndico ainda consiste em tempo para se dedicar a questões administrativas, condôminos e funcionários, portanto, essas características são imprescindíveis. 

Cada vez mais, clientes buscam soluções que representam suas reais necessidades, portanto, ouvir, absorver críticas e trabalhar na mediação de conflitos é uma capacidade utilizada como uma ferramenta importante na relação com os funcionários e condôminos, afinal, uma gestão pode não agradar a todos os condôminos, por este motivo, ouvir e assimilar as críticas dos moradores pode influenciar na construção de uma ferramenta importante para auxiliar na gestão. 

Quais as características do novo perfil?

Existem algumas características que potencializam as funções do síndico e fazem toda a diferença para garantir uma gestão de qualidade, conheça algumas delas:

Manter uma boa comunicação é fundamental! Não é uma regra que todo síndico precisa ser extrovertido, mas construir uma boa comunicação é fundamental para ter uma relação harmoniosa com os condôminos. As maneiras de se comunicar, seja oral ou escrita, devem corresponder às expectativas dos condôminos e reforçar a importância dessa troca entre síndico e morador. Um bom diálogo onde o síndico se mostra acessível e aberto cria o sentimento de “confiança” dos condôminos.

É importante seguir as regras, por isso, o síndico precisa ter a consciência de que tratar todos os moradores da mesma forma é uma condição importante, principalmente ao desempenhar funções como cobrança ou tirar dúvidas. O profissionalismo é essencial com todos.

Visão empreendedora é uma característica cada vez mais importante. Com a mudança do comportamento dos consumidores, ter uma visão empresarial na gestão de um condomínio é importante para administrá-la, com isso, o condomínio acaba sendo visto como uma “empresa”, onde é possível obter visões de longo prazo relacionadas a desenvolvimento e crescimento do condomínio.

Parcerias tem um potencial incrível, principalmente quando outras empresas podem agregar valor para a administração. Existem algumas vantagens em contratar uma administradora de condomínios, por exemplo, que podem auxiliar na redução da inadimplência além de dar todo suporte para questões legais, administrativas e trabalhistas, além de influenciar na parte financeira. Neste ponto, a parceria torna-se um investimento! 

Como você está se planejando? A visão de curto, médio e longo prazo é uma característica que anda junto com a visão empreendedora do síndico. Desta maneira é muito mais fácil adaptar ou readaptar orçamentos para relacioná-los às necessidades reais do condomínio. 

Vantagens com a Administração Tecmóbili

Administrar condomínios envolve vários processos que existem atenção, conhecimento e dedicação aos detalhes. Nossos especialistas trabalham com questões burocráticas, contábeis e jurídicas, enquanto atuamos ao lado do síndico para tirar ideias do papel e ir em busca de soluções que facilitem a administração. 

Nos preocupamos em entender as suas reais necessidades e oferecer a melhor solução para os seus desafios, por isso, desenvolvemos serviços personalizados alinhados a praticidade e segurança: 

  • Tecnologia;
  • Assessoria administrativa financeira;
  • Assessoria pessoal trabalhista;
  • Assessoria jurídica;
  • Autogestão.

Tenha mais economia e menos burocracia para o seu dia-a-dia! Conheça as vantagens do nosso aplicativo e outras soluções que garantem a segurança do seu condomínio. Entre em contato conosco e conheça as vantagens dos nossos serviços.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga