whatsapp tecmobili
Home / Blog

Atenção condomínios: Novembro é o mês do Síndico!

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 26/11/2020

Mês do Síndico: Atenção condomínios! Além do Outubro Rosa, dia dos pais, dia das mães, das crianças, páscoa… Existem centenas de datas comemorativas, mas, você sabia que além do Novembro Azul, novembro também é o mês do síndico?

Saiba mais sobre a importância do síndico para os condomínios e porque a função dele é fundamental para administrar um condomínio. 

Novembro é o mês do Síndico!

Chamado para resolver desentendimentos quando o barulho no condomínio está alto demais na madrugada, quando entope um cano ou quando para de funcionar o elevador… É só surgir um probleminha e pronto, ele está ali. Para esclarecer, o síndico é uma liderança conhecida no condomínio e o principal ponto focal dos condôminos.

Ninguém gosta de encarar problema todo dia, certo? Ou então, resolver aquela conta que veio complexa demais ou com o valor errado. Por este motivo, é importante fazer o exercício de se colocar no lugar do síndico para reconhecer a sua importância.

Em primeiro lugar, o cargo de síndico no Brasil é regulamentado pela Lei Federal. Ela também determina que, para eleição do síndico, deve haver a aprovação dos moradores em assembleia.

Ainda segundo a legislação, o síndico é responsável por desenvolver as atividades que regulam e organizam a vida condominial. Ou seja, as atividades exercidas pela administradora de condomínios e empresas terceirizadas se tornam munições importantes para o condomínio e trabalham em conjunto com o síndico.

Em segundo lugar, o síndico do condomínio presta uma série de serviços que envolvem competência, habilidades, conhecimento, transparência e muita responsabilidade. O andamento da comunidade condominial e todas as suas características dependem dele. 

Muitas vezes, inclusive, os moradores não se dão conta das muitas horas trabalhadas na função do síndico. Este profissional, certamente, vai evitar conflitos e desgastes entre os condôminos, funcionários, prestadores de serviços e toda comunidade condominial. 

Leia também: Gestão do condomínio: quem participa?

Uma homenagem para quem cuida do seu condomínio

Se administrar uma casa já é um pouco complexo, imagine administrar um lugar com dezenas de moradores, lidar com as suas diferentes e se certificar de que tudo está ocorrendo de acordo com o necessário para uma convivência harmoniosa?

No mês do Síndico, vamos lembrar e valorizar o trabalho desta pessoa – que pode, inclusive, ser um síndico morador ou um síndico profissional – mas que em ambas condições preza pela valorização do patrimônio e pela qualidade de vida da comunidade condominial. 

Características de um bom síndico:

Vamos relembrar quais são as principais características, funções e responsabilidades do síndico? 

Organização

A organização, sem dúvidas, precisa ser uma característica marcante do síndico. Ela envolve uma série de gerenciamentos, como documentos e ferramentas, por exemplo. É preciso ser uma pessoa organizada a fim de não perder prazos e cometer outros erros que possam comprometer uma administração tranquila.

Honestidade e transparência

A transparência e honestidade é ética. Elas devem ser uma característica latente de todo e qualquer cidadão de bem. No entanto, sabemos que, no mundo real, as coisas infelizmente não são bem assim.

Por este motivo, o síndico precisa manter uma conduta exemplar. Ele é quem lida com todas as obrigatoriedades do condomínio além de questões contábeis e jurídicas e, além disso, transparece segurança e confiabilidade para os condôminos.

Justiça

No dia a dia, existem situações rotineiras onde o síndico é a primeira pessoa a ser acionada. Além disso, ele é visto como representante do condomínio e a sua decisão é respeitada por todos.

Para que exista um clima saudável e harmonioso com os condôminos, é preciso agir com justiça, mantendo sempre a imparcialidade.

Comunicação transparente

Você sabia que uma comunicação transparente e contínua é um dos segredos de sucesso de muitos síndicos?

A prática, representando a função do líder e gestor, é essencial para trazer união para comunidade condominial e, além disso, exemplificar e fazer valer as regras e práticas corretas para o condomínio.

Funções e responsabilidades do Síndico:

Agora que você já sabe quais são as características importantes de um bom síndico, então, vamos entender quais são as suas funções e responsabilidades:

Funções:

  • Convocar assembléias com os condôminos (art. 1.348);
  • Representar ativa e passivamente o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
  • Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;
  • Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa de cada ano;
  • Dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimentos judiciais ou administrativos, de interesse do condomínio;
  • Cobrar os condôminos das suas contribuições, bem como impor e cobrar penalidades e multas devidas;
  • Prestar contas à assembléia, anualmente ou quando forem exigidas;
  • Convocar anualmente a reunião da assembléia dos condôminos de acordo com a convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, contribuições dos condôminos e a prestação de contas. Tamém é possível eleger o substituto e alterar o regimento interno do condomínio. 

Desafios:

Tão grande quanto as responsabilidades dos síndicos são os seus desafios! Com o avanço da tecnologia, por exemplo, a adaptação e características da função do síndico precisa ser rápida e correta. 

O perfil do síndico moderno precisa acompanhar as mudanças de mercado para que os desafios sejam cumpridos com excelência. Conheça alguns deles: 

  • Resolução de conflitos: um desafio diário para todo síndico;
  • Trabalhar em coletivo com administradoras de condomínio;
  • Contratar bons colaboradores;
  • Adaptação às novas tecnologias e tendências de mercado;
  • Conhecimento sobre gestão e gerenciamento.

No mês do Síndico, saiba como fazer o seu síndico feliz

Agora que você já sabe quais são as características, funções e responsabilidades de um síndico, que tal colaborar ainda mais para fazer o seu síndico feliz?

Definitivamente, você não precisa compor uma música ou comprar presentes caros para dar ao seu síndico. Algumas atitudes no dia a dia tornam a rotina dele mais leve. Em outras palavras, confira quais são e saiba como você pode ajudá-lo:

  • Tenha o espírito colaborativo! Boas práticas melhoram a qualidade de vida de todos os condôminos;
  • Cuide do condomínio como se estivesse na sua casa ou apartamento;
  • Valorize o trabalho em equipe! Ouça e compreenda atitudes, sempre falando com respeito tanto com o síndico quanto com os demais funcionários e moradores. É uma ótima maneira de evitar conflitos;
  • O patrimônio de todos é seu também. Consequentemente, você é responsável pela limpeza conservação;
  • Cumpra com as suas responsabilidades e obrigações financeiras em relação ao condomínio. Deste modo, você poupa o síndico de realizar cobranças que, embora sejam legais, às vezes se tornam desagradáveis;
  • Procure entender as atitudes do síndico, elas ajudam a valorizar cada imóvel e melhoram o valor para uma possível revenda;
  • Tem algum animal de estimação? Saiba como porta-lo no transporte e no convívio com demais condôminos. É importante lembrar que, os outros podem não gostar tanto do seu pet como você.
  • Fim de festa não significa passe livre para desrespeitar o próximo. O trabalho das faxineiras fica mais fácil se você, pelo menos, recolher e direcionar o lixo para o local correto;
  • Respeite os espaços demarcados na garagem para uso;
  • Respeite e cumpra as normas e regras estabelecidas no Regimento interno do condomínio, evitando retaliações de quem as administra.

Enfim, no mês do Síndico, nós da Tecmóbili queremos ressaltar a importância e reconhecimento desse profissional para estabilidade administrativa e rotineira de um condomínio.

Por fim, mesmo na era onde máquinas ajudam a fazer um bom trabalho, a presença do síndico é primordial.

Para encontrar o melhor imóvel para você e para a sua família, entre em contato conosco e descubra outros benefícios que só a Tecmóbili tem para o seu condomínio.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga