Quando pensamos na gestão de um condomínio, logo nos vem à mente a figura do síndico. Mas você sabia que o trabalho dele não é solitário? A administradora de condomínios é uma peça-chave para organizar a rotina e o funcionamento dos empreendimentos residenciais!
Uma boa gestão pode fazer a diferença na convivência e qualidade de vida dos moradores, e entender a diferença destes papéis na organização condominial é imprescindível! Vamos falar sobre isso?
Síndico: o que faz e qual sua importância?
O síndico é a figura mais conhecida no condomínio, sendo o responsável por gerir o local e zelar pelo seu bom funcionamento. Ele deve representar os interesses do condomínio e tomar decisões em nome dos condôminos. Dentre suas principais atribuições, podemos destacar:
- Convocar e presidir as assembleias do condomínio;
- Administrar as finanças do condomínio;
- Zelar pela manutenção e conservação do prédio e áreas comuns;
- Fiscalizar o cumprimento das normas e regimento interno;
- Intermediar discussões e conflitos;
- Contratar serviços necessários ao local etc.
O síndico tem uma importância fundamental para o bom funcionamento do condomínio, pois é ele quem coordena e toma as decisões importantes que afetam diretamente a vida dos moradores. Uma boa gestão pode garantir a convivência harmoniosa e a satisfação dos condôminos.
Administradora de condomínios: o que faz e qual sua importância?
A administradora de condomínios é uma empresa contratada pelo síndico para auxiliá-lo na gestão do condomínio. Ela é responsável por fornecer suporte técnico, administrativo e jurídico, e deve seguir as diretrizes definidas pelo síndico e pela assembleia. Dentre suas principais atribuições, podemos citar:
- Elaboração do orçamento anual;
- Cobrança de cotas condominiais;
- Pagamento de contas e fornecedores;
- Elaboração de prestações de contas;
- Controle de inadimplência;
- Emissão de boletos de cobrança etc.
E aqui na Tecmóbili, nossa missão é oferecer todos estes serviços e muito mais!
Com processos de alta qualidade para facilitar a vida do síndico e proporcionar bem-estar para os condôminos, estamos compromissados com a transparência e a ética, fatores que são fundamentais para garantir uma gestão eficiente e segura para o condomínio.
Entendemos que cada condomínio é único, portanto, a solução e estratégia é personalizada para atender às necessidades específicas de cada caso.
Esperamos que você tenha entendido com clareza o papel da administradora e o papel do síndico na organização condominial. Ambos possuem papéis muito importantes, e todos envolvidos com o condomínio devem saber bem quem faz o que!
Nos siga nas redes sociais e aprenda diariamente conosco. Esperamos por você!