Blog

Problemas com o WhatsApp no condomínio, Síndico? Quatro dicas para o uso correto da ferramenta!

Problemas com o WhatsApp no condomínio, Síndico? Quatro dicas para o uso correto da ferramenta!

Problemas com o WhatsApp no condomínio, Síndico? Quatro dicas para o uso correto da ferramenta!

Sabemos que um dos maiores desafios do trabalho do Síndico é criar estratégias para ter uma comunicação eficaz nos processos condominiais. E uma das ferramentas que ganhou espaço nos condomínios nos últimos tempos é o WhatsApp.

Ele proporciona uma troca de informações mais prática e rápida do que os demais canais. Além de não ser burocrática, já que é quase impossível encontrar alguém que não conte com o WhatsApp em seu celular, não é mesmo?

 

Mas nem tudo são maravilhas quando falamos da utilização dessa facilidade em seu condomínio. É preciso tomar cuidado com alguns itens e se atentar para quando surgirem problemas, e principalmente para preveni-los.

 

Principais problemas com o WhatsApp nos condomínios

Alguns problemas pontuais que podem surgir com o uso do WhatsApp:

  1. Conflitos e discussões: quando o grupo se torna palco para discussões acaloradas e conflitos entre os moradores, prejudicando a convivência condominial;
  2. Privacidade: exposição ou divulgação de informações nos grupos que podem gerar desconforto e conflitos;
  3. Ineficácia na comunicação: condôminos que enviam mensagens não ligadas ao âmbito condominial, atrapalhando o fluxo de informações etc.

 

Entre muitos outros problemas que levam à comunicação falha e ineficaz nas informações que precisam ser discutidas entre a administração e os moradores.

 

Como resolver os problemas com o WhatsApp no condomínio?

Para evitar esses problemas é importante que os síndicos estabeleçam regras claras e objetivas para o grupo de WhatsApp do condomínio, incentivando a comunicação respeitosa, a objetividade nas mensagens e a utilização de outras ferramentas de comunicação para assuntos mais delicados, quando necessário.

Para te ajudar, confira quatro dicas para o uso correto do WhatsApp no seu condomínio:

  1. Estabeleça regras como: horários livres e vetados para envio de mensagem, objetivo do grupo, linguagem adequada etc.;
  2. Objetividade: vetar o envio de mensagens desnecessárias ou fora do contexto do grupo;
  3. Civilidade e respeito: evitar discussões que fujam do respeito ao próximo, vetando linguagem ofensiva ou preconceituosa;
  4. É indicado definir outros canais de comunicação: não é recomendado definir o WhatsApp como o meio de comunicação oficial do empreendimento, pois por ser uma ferramenta de terceiros, você nunca terá total controle sobre seu funcionamento. Por isso, deixe claro isso com os moradores. Tenha seus meios oficiais de comunicação, e use o WhatsApp apenas como um apoio.

 

Lembrando que como síndico, é importante estar sempre disponível para os moradores e ouvir suas sugestões e críticas, mas sem perder o controle da situação.

Estabelecer limites nessa ferramenta é extremamente necessário para manter a convivência saudável entre os moradores e para garantir uma comunicação eficaz e objetiva dentro do condomínio.

Curtiu este conteúdo? Faça do nosso blog o seu canal de informações sobre o mercado condominial!

 

Se quiser mais informações e conteúdo de qualidade, acompanhe nossas redes sociais (Instagram¸ Facebook e LinkedIn)!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você também pode gostar:

Acompanhe nossas redes sociais!