A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

4 DICAS QUE VÃO TORNAR SUA VIVENCIA EM CONDOMÍNIO AINDA MAIS HARMONIOSA!

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 18/05/2020

Viver em condomínio implica em seguir uma boa conduta como cidadão em relação às práticas relacionadas aos seus vizinhos e para garantir o bem-estar e uma boa vivência com eles, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a enfrentar potenciais dificuldades para manter uma relação harmoniosa!

1. Simpatia e o exercício da gentileza

Graças a nossa rotina corrida, seja por causa do trabalho, levar o seu filho ou filha na escola cedo ou por qualquer outro motivo, muitas das vezes esquecemos de dar “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” para os vizinhos. Mesmo que você seja tímido, é importante lembrar que ver a pessoas e complementá-las cria uma relação de simpatia que é super valorizada. Essa ação acarreta em vários benefícios futuros além de, principalmente, garantir a vivência a base de simpatia no condomínio.

2. Resolver conflitos de forma pacífica te livra de outras preocupações

Pode ser que exista um ou outro vizinho que não respeite as regras de convivência do condomínio e acabe abusando do som alto, ou então, que não ligue para separar o lixo orgânico do lixo reciclável.

É importante, nesses momentos, saber explicar a importância de realizar essas ações para ter uma convivência harmoniosa com o restante dos vizinhos e saber pontuar a importância de separar os lixos, por exemplo, ressaltando o quanto influencia no meio ambiente e que é regra do condomínio.  

3. Respeitar as regras é fundamental

Seja em relação ao lixo, horários de silêncio, regras da piscina, áreas de uso comum, recolher a sujeira deixada pelo seu pet ou deixar o salão de festas limpo após a utilização, respeitar as regras de convivência é fundamental! Se cada um fizer a sua parte, é mais fácil e ainda mais gratificante viver em comunidade.

É importante respeitar as regras pré-estabelecidas e caso você tenha alguma oposição, participar das reuniões com síndicos é uma boa alternativa para questionar os pontos que você julgar necessário. 

4. Ser colaborativo é super importante!

A sensação de coletividade desperta muitos outros sentimentos, segurança é o principal deles. Ao decorrer dos dias e quando menos você espera, vai surgir a necessidade de solicitar ajuda à algum vizinho.

Por este motivo, é importante ser colaborativo e solidário, afinal, esta é uma via de mão dupla!

Ofereça ajuda a qualquer pessoa que você julgue necessário, pode ser ajudando a velhinha a carregar suas sacolas ou participar ativamente de reuniões para encontrar soluções de problemas do condomínio.

Trocar contatos para eventuais emergências é outra atitude importante, afinal, pode surgir alguma emergência em qualquer momento e é sempre bom poder contar com alguém que esteja perto.

Colocar essas dicas de convivência em prática resulta em muitos outros fatores positivos. Discuta de maneira saudável, exponha suas opiniões e debata, converse com seus vizinhos e ajude-os sempre que possível. Fazendo esses pequenos gestos, você conseguirá estruturar uma boa vivência com a vizinhança e todos vão se beneficiar dessa relação.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga