Blog

Que tal cultivar no seu apartamento?

Cultivo no apartamento

Ei, você! Mora em apartamento? Que tal aproveitar para cultivar aí, no seu cantinho? Já imaginou poder aproveitar aquele espacinho na varanda pra montar uma horta vertical? E que tal aquele cantinho iluminado da casa que recebe luz natural boa parte do dia? Hoje, vamos falar sobre cultivar no seu apartamento e alguns benefícios!

O cultivo e locais apropriados

Durante a pandemia, precisamos cumprir com o isolamento social para ajudar a frear a disseminação do coronavírus, por isso, que tal aproveitar este momento aí no seu apartamento – ou até na sua casa – para criar o seu cultivo de hortaliças? 

Não importa o lugar, criar uma horta vertical é mais fácil do que você imagina, fora isso, o ambiente também recebe uma decoração moderna e ressalta a importância de ações sustentáveis, já que para construir boa parte dessas hortinhas existe o reaproveitamento de materiais recicláveis como latas, canecas, potes de vidro ou garrafas.

Lembre-se que para escolher o lugar, é preciso levar em consideração que plantas precisam receber luz natural por cerca de, pelo menos, 4 ou 5 horas ao decorrer do dia. Além, é claro, da necessidade do local ser bem ventilado.

O que usar para montar minha horta?

Existem uma série de materiais que podem te ajudar na hora de criar a sua hortinha. Se a ideia é criar algo totalmente sustentável, materiais como canos de PVC, caixas de madeira, garrafas PET, potes de plástico ou vidro e latinhas podem te ajudar. Vasos médios de aproximadamente 30cm x 30cm x 30m são recomendados caso você queira outra opção.

Não esqueça que, independente do material que você utilizar, é preciso que exista um pequeno furo para drenar a água e evitar que a raízes apodreçam. Além disso, usar terra preparada em um espaço com 15 cm de profundidade é o ideal para ajudar no crescimento da plantinha. 

O que devo plantar?

A ideia é aproveitar esses locais para plantas que se adaptam facilmente a pequenos espaços. Ervas, temperos e algumas hortaliças são ideais para esse tipo de cultivo:

Temperos e ervas:

  • Coentro;
  • Cebolinha;
  • Orégano;
  • Salsinha;
  • Hortelã.

Hortaliças:

  • Tomate cereja;
  • Morango;
  • Alface;
  • Rúcula;
  • Pimentão.

Cuidados

Lembre-se: para que sua horta fique sempre bonita, limpa e lhe traga bons frutos, é preciso ter alguns cuidados.

  • Regue as plantas na parte da manhã ou fim de tarde, em horários em que o sol não está forte. Não encharque os vasinhos, terra úmida apodrece as raízes;
  • Mantenha insetos e plantas invasoras longe do seu cultivo. Recolha folhas secas e amareladas para ajudar no crescimento;
  • Uma terra adubada é importante para fortalecer o crescimento das plantas. Além dos compostos orgânicos em lojas, itens caseiros como cascas de frutas ou legumes e borra de café são uma opção.

A saúde agradece!

Além do cultivo influenciar de forma super positiva no preparo das suas refeições em casa, a atividade também influencia diretamente na sua saúde física e mental. A sensação de acompanhar o nascimento e o crescimento das plantas é gratificante, eleva o emocional e aumenta substancialmente o humor. A prática é usada como terapia complementar no tratamento de várias doenças, como depressão, câncer ou baixa autoestima. Bacana, né? Agora que você sabe dos benefícios de cultivar no seu apartamento, que tal aproveitar o momento para pôr tudo isso em prática?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você também pode gostar:

Acompanhe nossas redes sociais!