whatsapp tecmobili
Home / Blog

Embalagens e correspondências: atenção com o descarte

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 17/12/2020

Você já parou para pensar em como expomos a nossa vida através dos lixos que descartamos? Sem perceber, através do descarte de embalagens e correspondências, facilitamos para que terceiros possam ter acesso às nossas informações pessoais. Continue lendo e saiba como se prevenir sobre o assunto.

Descarte adequadamente embalagens e correspondências 

Sem pensar duas vezes, descartamos automaticamente o lixo na lixeira sem se dar conta, muitas das vezes, das informações que tem ali. Pode parecer uma pequena atitude, mas pode ser um grande erro não dar a devida atenção ao lixo que descartamos, principalmente se esses lixos contém dados pessoais.

Quando recebemos correspondências e encomendas, rapidamente nos desfazemos da embalagem, caixa ou envelope para verificarmos o conteúdo que veio ali.

Neste momento, dificilmente nos damos conta que o material que não é do nosso interesse é algo rico e cheio de informações para que criminosos possam, por exemplo, aplicar golpes.

Leia também: Gestão do condomínio: quem participa?

Quais são os possíveis golpes com o descarte de embalagens e correspondências?

Em primeiro lugar, você já reparou que as informações que constam nas embalagens descartadas podem, por exemplo, conter dados como CPF, nome completo, endereço e telefone? Confira, a seguir, quais são os principais golpes que criminosos normalmente realizam ao ter acesso a essas informações:

  • Clonagem de cartões;
  • Abertura de contas;
  • Solicitações de empréstimos;
  • Invasão da sua casa – apartamento ou condomínio – através do endereço.

Além disso, quando outras pessoas tem acesso ao lixo de outras, podem facilmente descobrir muito sobre o estilo de vida dela. Com isso, é possível descobrir o que a pessoa normalmente costuma comer, onde ela faz compras, onde ela mora, etc.  

Leia também: Condomínios, atenção redobrada para possíveis golpes!

Redobre os cuidados!

O lixo, quando está na rua, fica exposto para uma série de pessoas que podem, facilmente, ter acesso. Ou seja, é importante ao descartar embalagens e correspondências, ter alguns cuidados que reduzam as possibilidades de algum futuro dano.

Se certifique, por exemplo, que todas as informações pessoais sejam cuidadosamente removidas das embalagens, evitando que qualquer outra pessoa tenha acesso a as informações e possam as manipular de modo indevido. Use caneta ou picote o papel, o importante é descartar o material com os dados ilegíveis. 

Condomínio, forneça o necessário para um descarte adequado

Antes de descartar qualquer lixo, é importante que a coleta seletiva aconteça para trazer benefícios para o mundo e a natureza. Pensando em sustentabilidade, existe uma série de iniciativas que podem ajudar a realizar um descarte adequado, confira como o condomínio pode ajudar e o que você pode fazer:

Condômino, separe o lixo!

Organizar o lixo antes de realizar o descarte é essencial.  Por este motivo, em primeiro lugar é importante separar tudo de acordo com o seu tipo. Isso significa que, na sua casa, é preciso ter locais certos para depositar corretamente os descartes. O lixo orgânico, por exemplo, deve estar separado do lixo reciclável e de outros materiais específicos.

Fazer isso em casa acarreta em uma série de benefícios, além de facilitar para os profissionais responsáveis pela coleta, reduzimos o nível de esforço de outros funcionários envolvidos em todo o processo de coleta, separação e reciclagem. Ou seja, você ajuda várias pessoas e ainda cumpre com a sua responsabilidade.

Lixeiras para coleta seletiva

Já que o objetivo é separar, as lixeiras de coleta seletiva reforçam a mensagem importante sobre o descarte adequado de lixo no condomínio. 

Com lixeiras apropriadas para cada tipo de material, os condôminos acabam incorporando práticas saudáveis e o hábito de separar tudo separadinho na sua própria casa, logo após o uso. Desta maneira, é mais fácil se condicionar a não abandonar essa prática que influencia MUITO na saúde do nosso planeta. 

Sinalize os locais de descarte no condomínio

Além de instalar lixeiras para coleta seletiva, é importante conscientizar os moradores sobre os locais de descarte adequado. Em outras palavras, isso evita que os detritos fiquem em espaços inadequados, espalhe mau cheiro e colabore para a propagação de pragas no ambiente. 

Além disso, a sinalização dos locais podem ser definidos na reunião mensal do condomínio e devem, preferencialmente, ficar longe do sol e da chuva, além de receber uma boa ventilação.

Viu como é importante cuidar do descarte adequado das embalagens e correspondências? Ajudamos o planeta, o condomínio e centenas de pessoas que nos auxiliam a reaproveitar materiais descartados. Além disso, você se mantém seguro e longe de possíveis problemas com o descarte inadequado.

Por fim, que tal uma administradora responsável para te ajudar com soluções práticas e ágeis para o seu dia-a-dia? Entre em contato conosco e descubra outros benefícios que só a Tecmóbili tem!

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga