A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

Dia Internacional da mulher: Especial condomínios

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 08/03/2021

O Dia Internacional da Mulher deve ser lembrado e comemorado, por isso, é nossa responsabilidade falar sobre a data. Hoje, vamos refletir sobre o importante papel da mulher na sociedade. 

O dia Internacional da Mulher 

Criado na virada do século XX, o Dia Internacional da Mulher surgiu durante o processo de industrialização e expansão econômica. O que, consequentemente, gerou grandes protestos referentes a melhores condições de trabalho e salários dignos para as mulheres, por exemplo. 

Mas, o que tornou a data conhecida e comemorada mundialmente, foi um incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, no dia 25 de março de 1911 em Nova Iorque. 

No acidente, a morte de 146 mulheres foi registrada e, segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. 

A partir daí, surgiu então o primeiro Dia Internacional da Mulher, comemorado – na época – no dia 28 de fevereiro de 1909, quando o Partido Socialista da Inglaterra fez uma declaração. 

Em 1910, na conferência internacional das mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido em homenagem àquelas mulheres comemorar o dia 8 de março como o “Dia internacional da mulher”. 

A importância da mulher

Em outras palavras, ela se desdobra em várias para dar conta de todas as atividades do dia: desde cuidar de casa, trabalhar a dar atenção para a família, por exemplo. Agora, elas também se tornam síndicas e administram condomínios. 

Cada vez mais mulheres assumem o desafio de ser síndica e, muitas vezes, essa responsabilidade se acumula com outras que já existem. O número de mulheres que assumem o cargo de síndica em São Paulo, por exemplo, cresceu 73,3%, atualmente, 42% dos síndicos são do sexo feminino, contra 58% do sexo masculino. 

É preciso muito jogo de cintura para fazer com que tudo dê certo, sem deixar a peteca cair. Mais que nunca, a mulher prova sua garra, força e responsabilidade ao conciliar todas as suas tarefas e executá-las com maestria. 

Os reflexos da pandemia

O desemprego na pandemia atingiu com força as mulheres trabalhadoras no Brasil. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos. Isso porque, a participação delas, que vinha como tendência nas últimas três décadas, caiu para apenas 46,3% entre abril e junho de 2020 durante a pandemia. 

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 7 pontos percentuais. As mulheres têm uma quantidade maior de trabalho não remunerado em casa, o que aumenta a carga de trabalho na medida em que as ações do governo são implementadas para frear o contágio do novo coronavírus. 

Leia também: Agressão física e violência doméstica no condomínio

A união faz a força

Ainda sobre mercado de trabalho, a maior queda foi entre as mulheres que têm filhos pequenos, de até 10 anos de idade. Nesse sentido, a proporção de mulheres empregadas ou em busca de oportunidades despencou 58% no segundo trimestre de 2019 para pouco mais de 50%. 

São estas mulheres que têm dificuldade em voltar a trabalhar durante a pandemia, e além disso, procurar uma vaga. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar neste momento:

Trabalhe a sua auto estima

Entendemos que o papel da mulher na sociedade é importante e, infelizmente, muitas vezes questionados. Diante disso, algumas pessoas se boicotam profissionalmente e acreditam, por exemplo, que chegaram onde estão por sorte e não se arriscam em novas oportunidades.

Confie em você e no seu potencial para conseguir cargos mais altos ou se realocar no mercado de trabalho. Seja como for, entenda que o seu sucesso é fruto da sua dedicação, competência e qualificação. Quando alguém tentar te convencer do contrário, discorde e pontue, viu?

Faça conexões estratégicas

Que tal aproveitar o ambiente de trabalho para se relacionar com pessoas que podem te ajudar dentro e fora da empresa? Antes de mais nada, o papel das redes sociais pode te ajudar – e muito – a encontrar outras mulheres com o mesmo objetivo!

Faça a gestão do seu tempo

É importante organizar o seu tempo! Que tal eleger prioridades, por exemplo? Identifique o grau de importância de cada uma e entenda o tempo de execução para cada tarefa. Isso permite, por exemplo, o equilíbrio entre trabalho, família e interesses pessoais. 

Síndica: uma administradora de condomínios pode te ajudar 

Síndica, que tal contar com uma administradora responsável para te ajudar a delegar as tarefas do dia-a-dia? Em outras palavras, veja como as nossas soluções podem te ajudar:

  • Malote online;
  • Pasta Virtual;
  • Assembleia virtual;
  • Aplicativo e muito mais!

Por fim, aqui na Tecmóbili, oferecemos mais tecnologia para o seu dia-a-dia! Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubra outras vantagens que só a gente tem! 

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga