Blog

Assembleia virtual: Um poderoso recurso no momento em que vivemos

Assembleia virtual: Um poderoso recurso para ajudar no momento em que vivemos

Mais rápido que nunca, o mundo pertence a um estado de constante mudança. Devido à pandemia do coronavírus, soluções precisam ser criadas e aprimoradas quase que o tempo inteiro. Neste estado, em específico, onde precisamos ficar em isolamento social, afirmamos a certeza de que a tecnologia pode suprir algumas necessidades e dar suporte para que a vida possa seguir o curso normal em alguns aspectos, na medida do possível e principalmente: à distância.  Como a Assembleia virtual se torna um poderoso recurso no momento em que estamos vivendo?

Baseados no aumento da qualidade dos nossos serviços, algumas iniciativas se tornaram soluções online em busca de facilitar o seu dia a dia, é o caso da Assembleia Virtual. Mesmo com o isolamento social, alguns serviços não podem parar, é o caso das administradoras de condomínio que precisam dar suporte para a necessidade de resolver assuntos relacionados aos moradores. 

Diante do cenário, não podemos quebrar as medidas preventivas contra o coronavírus, é preciso investir em novas e otimizar medidas para continuar atuando, é o caso da prática de algo que antes era apenas uma forte tendência: A Assembleia Virtual.

Qual a finalidade e como funciona a Assembleia Virtual?

A Assembleia Virtual é a evolução da antiga reunião presencial. Com essa iniciativa, a tomada de decisões acontece muito mais rápido e de forma mais dinâmica, já que todas as pessoas estão ali para debater pautas relacionadas ao bem comum, que, no final das contas, é a vida no condomínio. 

Existem várias formas para que essas reuniões possam acontecer: aplicativo, site ou alguma plataforma da administradora de condomínio, ou então, por alguma ferramenta de videoconferência como Zoom ou Hangouts. 

Essa iniciativa é segura?

Existem medidas legais e convencionais para que a Assembleia Virtual possa acontecer: deliberação dos itens da pauta através de votações, registro de presença, eleição de presidente, forma de entrega dos documentos, secretário, tudo conforme previsto na Convenção. 

O restante do processo ocorre normalmente, é preciso registrar a ata em cartório e distribuir aos condôminos. Lembrando que: a assembleia digital pode ser gravada.

Quais as modalidades da Assembleia Virtual?

As modalidades da Assembleia Virtual podem variar de uma administradora para outra, de acordo com a ferramenta utilizada. Existem alguns modelos:

Digital (aberta): Dura mais de um dia e o conceito se assemelha ao da assembleia presencial aberta. É feita através de um ambiente digital através de um aplicativo ou site, onde as pessoas acessam, debatem e deliberam dentro de um prazo estipulado. Para essas reuniões, é possível disponibilizar conteúdos da pauta, enquetes, fórum de debates, etc.

Híbrida / aberta: É parecida com a modalidade da assembleia digital descrito acima e surge como uma discussão prévia da assembleia presencial. Os itens pertencentes a pauta são debatidos, votados e as procurações podem ser geradas para serem apresentadas na assembleia presencial. 

On-line (ao vivo): Normalmente acontece em uma live, através de alguma ferramenta de videoconferência, ou então, algum sistema onde pessoas podem interagir como se fosse em um chat. 

Híbrida / Ao vivo: A assembleia acontece em paralelo à assembleia on-line. 

Quais são as vantagens?

  • Maior participação dos moradores, que graças a modalidade da assembleia digital, podem acessar a qualquer horário;
  • Maior envolvimento de condôminos e moradores;
  • Agilidade e objetividade das pautas condominiais;
  • Torna o convívio mais harmonioso, graças à transparência das soluções pensadas em coletivo.
  • A reunião on-line é mais segura: evita o risco de contágio do coronavírus e está dentro das normas para que o isolamento social seja mantido. 

Quer saber mais sobre como a Assembleia virtual é um poderoso recurso? Vem bater um papo com a gente e saber mais sobre as nossas soluções para o seu condomínio, é só clicar aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você também pode gostar:

Acompanhe nossas redes sociais!