whatsapp tecmobili
Home / Blog

Quais as vantagens de morar em condomínio?

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 31/08/2020

Escolher um local para se morar, sozinho ou com a família, deve envolver uma série de critérios para garantir que exista qualidade de vida e segurança para todos os envolvidos. Sabemos que viver em comunidade não é uma tarefa fácil. Quando se trata de viver em um condomínio, existem alguns cenários: um desafio pela proximidade com vizinhos ou a oportunidade de viver bem e em harmonia. Neste artigo, você vai conhecer quais as vantagens de morar em condomínio e como uma administradora de condomínios pode te ajudar a alcançar esses objetivos.

6 coisas que você precisa saber:

Segurança

A segurança do condomínio certamente é um ponto de atenção. A maioria das pessoas que escolhem morar em algum tipo de condomínio, certamente faz essa opção com base na segurança que este tipo de habitação oferece, inclusive, quando o assunto são possíveis golpes.

Algumas opções que reforçam a segurança são portarias, sistemas de vigilância, muros, câmeras e outros itens que garantem a maior segurança dos condôminos. Tendo essas opções, você terá menos preocupações com questões que envolvam segurança.

Lazer

Existe uma variedade de opções de lazer que os condomínios podem oferecer. Eles vão desde condomínios com clubes a questões de áreas comuns, como quadra de esportes, salão de festas, piscina, playground ou academias.

Algumas destas opções são inviáveis em uma casa normal, percorrendo barreiras com espaço, manutenção e economia. Estes valores, normalmente, são embutidos na taxa condominial do condomínio e são uma grande vantagem, afinal, o custo é rateado por todos os moradores. Na hora de escolher um condomínio, é importante levar em consideração o valor deste custo, afinal, se ele é rateado entre os condôminos e você não usufrui dos benefícios, qual o sentido? É importante levar isso em consideração quando for escolher onde morar.

Barulho

Em todos os condomínios, existem regras de regimento interno. Essas regras são claras e proíbem barulho dentro de um determinado período. Latidos de cachorro, conversas altas, música e até a brincadeira das crianças devem ser evitados neste período para evitar desentendimentos entre os condôminos.

Um fator importante lembrar é sobre ter a noção de que, em algum momento, é necessário ter que suportar algum tipo de barulho, muitas vezes involuntários. Caso esses barulhos desrespeitem os horários estipulados no regimento interno, é importante avisar o síndico para que ele tome providências. 

Direitos e deveres para convivência

Para quem tem em casa crianças ou adolescentes, é fundamental ressaltar a importância de se viver em sociedade, ao invés de estarem focados em aparelhos celulares ou computadores. Através da convivência em sociedade, eles certamente construirão boas amizades além de desenvolver questões pessoais.

Através das áreas de lazer do condomínio, é possível que vivam juntos, compartilhando festas, jogos ou qualquer outro entretenimento disponível. O melhor é que isso não se aplica apenas à crianças e adolescentes. Adultos facilmente ampliam seu círculo de amizade, o que facilita para conviver com harmonia na hora de expor rotinas e compartilhar espaços.

Bem comum

É difícil equilibrar opiniões. Algumas vezes, pode ser que você não concorde com algo que acabe sendo aceito pela maioria em uma votação realizada na Assembleia do condomínio, mas é preciso aceitar.

Participar ativamente das reuniões de condomínio é super importante. Esta é a garantia que você vai ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no prédio, participar da tomada de decisões importantes além de ajudar a entender prioridades para diversos assuntos, como investimentos, despesas ou síndico.

Melhora o estilo de vida

Estar em um condomínio representa estar em uma moradia diferenciada. Com critérios para seleção do público, as habitações são feitas com bons materiais e um acabamento refinado, ressaltando o melhor padrão dedicado ao empreendimento. Além da construção bem feita colaborar para reduzir as manutenções, isso valoriza o investimento.

Qual o papel da administradora?

Agora que você já sabe quais as vantagens de morar em condomínio, é importante saber como algumas pessoas podem e vão te ajudar durante a sua vivência neste tipo de habitação. Existem algumas vantagens em contratar uma administradora de condomínios para que a rotina nos prédios sejam melhores, conheça quais soluções, através dela, podem garantir mais facilidades para o seu dia-a-dia:

  • Controle geral do condomínio: Burocracias do dia-a-dia passam a ser responsabilidade da administradora;
  • Assuntos e problemas administrativos: Organização de documentos, conferência de faturas, pagamentos, contratação de fornecedores e outras atividades fazem parte do escopo da administradora;
  • Exigências legais: O condomínio precisa cumprir com as exigências legais como qualquer outra empresa ao lado da receita federal ou com qualquer órgão público. Essa tarefa fica mais fácil quando a administradora se envolve com um time full time para essas questões.
  • Cobrança de inadimplentes: Folha de pagamento, recolhimento do INSS e FGTS entre outras responsabilidades relacionadas à administração dos funcionários também são serviços executados por administradoras, garantindo o andamento legal das atividades e funcionários.

É importante saber escolher

É importante ter conhecimento na hora de avaliar quais são as opções que podem representar o seu novo lar. As opções são diversas e, neste cenário, é importante estudar à fundo. Agora que você já sabe quais as vantagens de morar em condomínio, é hora de escolher o representante ideal para trabalhar essas questões de maneira ética e transparente. Na administração de condomínios, os diferenciais da Tecmóbili podem ajudar você a escolher o condomínio dos seus sonhos. Quer saber mais? Entre em contato conosco! 

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga