whatsapp tecmobili
Home / Blog

Coworking em condomínios: a pandemia mudou imóveis

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 19/11/2020

Pós-pandemia e coworking em condomínios: entenda como as tendências do setor imobiliário acompanham a mudança do comportamento dos consumidores em um cenário chamado novo normal.

Pós-pandemia: Coworking em condomínios

Do dia pra noite, o imóvel que se localizava perto do trabalho, da escola dos filhos e do metrô não atendem mais às suas necessidades. Da mesma forma, a vontade de ter privacidade, silêncio, estar em contato com a natureza em ambientes mais espaçosos e aconchegantes se torna ainda maior.

Em tempos onde o isolamento social se tornou necessário para vivermos em sociedade, os hábitos e as necessidades pessoais das pessoas mudaram.

A busca pela liberdade prevalece. Hoje ela é acompanhada pelas decisões de famílias que estão revendo o estilo de vida e analisando o que pode ou não faltar no lar. 

O home office já era cultura de muitas empresas, mas a pandemia do novo coronavírus evidenciou outras centenas de comércios que precisam incorporar a nova prática para permitir com que trabalhadores pudessem realizar as suas atividades no conforto do lar, sem afetar a sua produtividade.

Consequentemente, o coworking em condomínios, mais que nunca, se apresenta como uma nova tendência.

A necessidade de um local tranquilo e com ambientes climatizados para trabalhar se tornou ainda mais relevante para pessoas que querem uma nova moradia.

Como resultado, a busca por condomínios de alto padrão que tenham áreas comuns com espaços climatizados e adaptados para um coworking se tornou ainda maior. 

Leia mais: A maneira de morar mudou nos condomínios?

Coworking em condomínios é a nova tendência global

Coworking em condomínios é a nova tendência global que traz uma série de benefícios para os condôminos! A tendência do trabalho sem deslocamentos é visto como um caminho sem volta para especialistas.

A ideia é que a qualidade de vida para o trabalho remoto esteja evidente nos novos modelos de edifícios e, além disso, em edificações existentes que podem se adaptar ao novo normal e as exigências de mercado.

No Brasil, por exemplo, já existem empreendimentos de alto padrão que oferecem uma série de comodidades para que os seus moradores tenham toda estrutura necessária para trabalhar de maneira confortável e tranquila.

No entanto, entre as comodidades, algumas das principais características são:

Infraestrutura completa 

Internet de qualidade, wifi, salas de trabalho e reunião, geladeira e outros equipamentos são características da uma infraestrutura completa de trabalho mesmo em casa. 

Networking

O networking é uma das grandes características de um coworking. Ou seja, várias pessoas de ocupações diferentes podem trocar experiências valiosas para ampliar o seu leque de conhecimento.

Este é outro benefício para você, condômino, ao utilizar um coworking no condomínio. A possibilidade de construir uma rede de contatos valiosos se expande para além das paredes do escritório da sua empresa. 

Conforto, flexibilidade e economia

É hora de economizar tempo e dinheiro com transporte, alimentação e estacionamento. O espaço do coworking em condomínios normalmente é confortável e ergonômico, facilitando a flexibilidade com a rotina do dia-a-dia.

Para você, que não tem uma estrutura 100% adequada em casa – e às vezes até no escritório – que tal essas novas condições para melhorar a qualidade de vida?

Para especialistas, a pandemia mudou a percepção das pessoas sobre a sua atual – ou futura – moradia. Isso significa que o local de moradia terá uma maior permanência, uma vez que o condômino está atento as funcionalidades do imóvel para aproveitar 100% dos benefícios existentes.

Os benefícios implicam não só nos citados acima, mas também em outros ambientes multiuso que vão desde relaxamento a varandas gourmets e quintais privativos. 

Por onde começam as mudanças no coworking em condomínios?

O coworking em condomínios está previsto em centenas de novos empreendimentos, por este motivo, os regulamentos internos dos condomínios já apresentam regras para a utilização destes espaços. 

Em condomínios mais antigos, a atividade relacionada ao coworking em condomínio ainda pode integrar a rotina, desde que exista uma assembléia com os condôminos onde parte da pauta, é transformar as áreas comuns ociosas em espaços de coworking. 

De acordo com o Código Civil, é necessária a aprovação de ⅔ dos condôminos conforme o artigo 1.342

“A realização de obras, em partes comuns, em acréscimo às já existentes, a fim de lhes facilitar ou aumentar a utilização, depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos”

Ou seja, após a aprovação dos condôminos, o espaço do coworking no condomínio já poderá ser implementado e os condôminos poderão usufruir dos diversos benefícios relacionados a essa nova modalidade.

Seja em coworking em condomínios ou em espaços específicos na sua casa, o que nós queremos é que você encontre o melhor ambiente para a sua família e para o seu home office.

Conte com a Tecmóbili para encontrar o melhor imóvel para você e para a sua família! Entre em contato conosco e descubra outros benefícios de fazer parte da nossa família.

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili google tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga