A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

Como prevenir incêndios no condomínio?

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 16/03/2021

A segurança do condomínio é parte essencial de uma boa administração. Inclusive, o tema é um dos que mais gera preocupação dos condôminos. Neste artigo, você vai aprender como é essencial estar por dentro de tudo sobre a prevenção de incêndios no condomínio.

A importância da prevenção de incêndios no condomínio

Ninguém está livre de enfrentar incêndios no condomínio. Afinal, muitas tragédias aconteceram nestes espaços e ganharam manchetes de vários noticiários no Brasil. Por isso, é importante aprender a lidar com emergências e aprender tudo sobre a prevenção contra incêndios no condomínio.

Olhando para este cenário, em seguida vou te fazer algumas perguntas para ter ideia se você sabe o mínimo necessário para lidar com essas questões:

  1. Quais medidas devem ser adotadas para garantir segurança?
  2. Qual o plano de abandono do seu condomínio?  
  3. Onde ficam os extintores de incêndio disponíveis?
  4. Os condôminos já foram treinados para evacuação em caso de incêndios? Eles são constantemente atualizados?

Em primeiro lugar, se a sua resposta foi “não” ou “não sei” para algumas destas perguntas, você precisa contatar o seu condomínio para saber mais sobre procedimentos de segurança em casos de incêndios. 

Continue lendo e veja, a seguir, dicas que vão te ajudar a lidar com casos parecidos: 

O que é o AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o primeiro passo para aplicar a prevenção de incêndio no condomínio.

O nome do documento muda fora do estado de São Paulo. Ele regulamenta quais as condições de segurança de prédios públicos e particulares, certificando que estejam seguros em casos de incêndios e desmoronamentos. 

Ou seja, o AVCB atesta se a edificação conta com as medidas mínimas de segurança e prevenção contra incêndios. Ele só pode ser expedido após a vistoria do Corpo de Bombeiros.

Como é uma boa gestão na prevenção contra incêndios no condomínio?

Em primeiro lugar, não importa se é um condomínio residencial ou comercial, vertical ou horizontal: todos devem ter um sistema seguro que inclua as medidas de segurança necessárias para prevenir incêndios no condomínio.

O AVCB, por exemplo, exige questões como o plano de abandono do edifício. É interessante, ao menos duas vezes ao ano, fazer simulações de abandono do condomínio. Afinal, o que adianta ter um plano se as pessoas não sabem colocá-lo em prática? 

Em casos de incêndios, é natural existir pânico entre os condôminos, funcionários e visitantes devido a qualidade do ar e as colunas de fumaça. Portanto, é importante conhecer todas as rotas de fuga, saídas de emergência e equipamentos como extintores, por exemplo, para reduzir os riscos. 

Veja, por exemplo, alguns itens que não podem faltar no condomínio:

  • Luzes de emergência nas escadas, espaços comuns e demais pontos estratégicos;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) emitido pelo Corpo de Bombeiros do estado onde fica localizado o condomínio;
  • Alarmes sonoros;
  • Portas corta-fogo em todos os andares;
  • Saídas de emergência devidamente sinalizadas, mapeadas e divulgadas;
  • Extintores e outros equipamentos de combate a incêndios com prazo de validade adequado, sinalizados em locais visíveis e de fácil acesso.

O que NÃO fazer em caso de incêndios no condomínio?

A assembleia do condomínio é um ótimo local para discutir sobre as regras de abandono em caso de incêndio no condomínio. Veja, posteriormente, o que não fazer em casos de incêndio:

  • Não se jogue de nenhum andar alto pela janela ou sacada, a menos que seja uma orientação do corpo de bombeiros com redes de proteção. Nestes casos, a “queda” será feita com toda segurança possível;
  • Assim que for identificado qualquer princípio de incêndio, chame o Corpo de Bombeiros imediatamente através do telefone 193, informando qual o seu nome e dados do local;
  • Ao identificar o sinal sonoro de incêndio, saia imediatamente e nunca tente usar elevadores! Através das escadas, é possível fechar todas as portas corta-fogo para retardar a propagação do fogo e ir com calma em direção a saída;
  • Qualquer tipo de afobamento e desespero atrapalham! Ou seja, é importante manter a calma para ajudar no controle das chamas e da segurança das pessoas;
  • Caso haja muita fumaça, tente respirar pelo nariz. Use uma toalha ou lenço umedecido para formar uma máscara improvisada para a boca e nariz;
  • Cuidado com as maçanetas das portas! É provável que algumas delas estejam queimando, por isso, caso perceba que ela está muito quente, não abra e procure outra saída;
  • Caso haja pânico, procure outras alternativas para sair. Caso você tenha conseguido sair, informe por onde para os bombeiros, mas em hipótese alguma volte para o local em busca de tirar pessoas ou pegar objetos.

Por fim, me diz: gostou do nosso conteúdo? Aqui na Tecmóbili falamos sobre vários temas do universo condominial!

Além disso, oferecemos mais conforto e tecnologia para o dia-a-dia do seu condomínio através de soluções tecnológicas desenvolvidas pensando em você.  Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga