A Tecmóbili usa cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar
em "ok, prosseguir" você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Detalhes

whatsapp tecmobili
Home / Blog

Áreas comuns: quais cuidados seu condomínio precisa ter?

VOLTAR PARA TODOS OS POSTS Escrito por:

Data: 08/07/2020

Poucas semanas atrás falamos sobre a flexibilização da quarentena para Condomínios Comerciais e Condomínios Residenciais da cidade de São Paulo. Sabemos que, mesmo que a flexibilização exista, isso não significa que o vírus está sobre controle. Você sabe quais cuidados seu condomínio precisa ter? Os hábitos de saúde e higiene devem ser redobrados para evitar a propagação do vírus da Covid-19 em qualquer que seja o contexto, ou seja, na sua casa ou no trabalho.

As regras de flexibilização variam de condomínio para condomínio, mas quando se fala em áreas comuns, quais cuidados seu condomínio precisa ter? Pensando nisso, preparamos um artigo que pauta os principais pontos de precaução em relação a Covid-19 para que você, síndico e condômino, possam avaliar se estão em um ambiente adequado às normas estabelecidas para utilização segura do local.

A liberação das áreas comuns

A empatia e cuidado com o coletivo nunca foram temas tão pautados quanto atualmente. A crise, seguida da flexibilização, levou a conhecimento público o fato de que flexibilizar a quarentena aumenta as chances de transmissão do coronavírus, por isso, pensando não só nos grupos de risco, você precisa saber quais cuidados seu condomínio precisa e quais açõe para utilização segura dos locais devem ser repensadas para voltarmos a viver em sociedade.

Segundo Mario Covas, prefeito da cidade de São Paulo, cabe a cada síndico determinar o ritmo e a forma da flexibilização da quarentena.

“A decisão de exigir máscara nas instalações do condomínio é prerrogativa de cada um. Da mesma forma, cabe a cada condomínio decidir a respeito de obras nas unidades habitacionais, ou sobre a ocupação das áreas de academia e de piscina. No entanto, a Prefeitura alerta que ninguém pode esquecer que o vírus ainda está presente na cidade”.

Contudo, para que essa decisão seja eficaz, é preciso que ela represente os desejos dos moradores nas decisões. 

As pessoas estão enclausuradas em casa, algumas a mais de 3 meses, por isso, elas estão sem paciência e não suportam barulhos, seja ele de obras, cachorros ou crianças. Além disso, a violência doméstica aumentou. Por todos esses motivos, é necessário que o síndico de cada condomínio consiga avaliar quais atitudes correspondem às necessidades de seus condôminos de modo que seja funcional e acima de qualquer outra coisa, que seja seguro. 

Cuidados e medidas que devem ser adotadas

No nosso texto sobre Orientações gerais para reabertura dos Condomínios Residenciais da cidade de São Paulo, elaborado com base em uma cartilha disponível da AABIC (Associação dos Administradores de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) você encontra um material completo falando sobre as regras gerais, entende a perspectiva e fica por dentro de quais cuidados seu condomínio precisa com base nas orientações gerais para os condomínios.

Quando o assunto são “medidas que devem ser tomadas” para condomínios Residenciais, os principais pontos correspondem a três questões, de acordo com especialistas: distanciamento social, uso de máscaras de proteção e higienização frequente do ambiente, equipamentos e usuários.

Com base nesses conceitos, é recomendável que qualquer ambiente a ser liberado, respeite este tripé. Se algumas regras forem de difícil operacionalização no condomínio, o ideal seria aguardar a melhora dos índices para flexibilizar gradativamente o uso desses espaços.

Assembleia online

A Assembleia Online continua sendo essencial para escutar os condôminos e entender quais as suas necessidades em relação a qualquer tema no condomínio é fundamental e alguns benefícios são claros:

  1. Maior envolvimento dos condôminos;
  2. Agilidade e objetividade das pautas condominiais;
  3. Transparência das soluções pensadas em coletivo.

Existem outros benefícios e formatos que podem ser adaptados de acordo com o seu condomínio. Você pode conferir sobre outras possibilidades no nosso artigo sobre Assembleia Virtual: um poderoso recurso para ajudar no momento em que vivemos.

Áreas comuns

Os moradores precisam continuar usando máscaras nas áreas comuns e evitar aglomerações, por isso, os comunicados para utilização das áreas comuns abertas e fechadas devem estar sempre visíveis. Entre outros cuidados, existem:

  • Máscara de proteção individual é requisito básico assim que você sair da sua residência;
  • A ventilação dos ambientes de áreas comuns deve existir;
  • Dispensers de álcool gel precisam, obrigatoriamente, estar nos locais;
  • Evitar aglomerações nas áreas comuns, escalonar horários de refeição e higienizar o local após o uso.

Obras

Da mesma maneira que a decisão de ocupar academias e piscinas cabe a cada condomínio, o mesmo vale a respeito das Obras. Essas iniciativas foram retomadas e causam barulho excessivo para as pessoas estão estudando e trabalhando de casa. Dentro desse contexto, alguns pontos são básicos:

  • Limitar horário para os acessos de prestadores de serviços e para a execução das atividades, em especial das que ocasionam perturbação sonora; 
  • Comunicar condôminos que é de sua responsabilidade a orientação à equipe e prestadores de serviços contratados sobre a higienização pessoal, uso de EPIs e obediência às normas do condomínio.
  • Exigir o uso de máscaras de proteção nas áreas comuns e elevadores.

Gostou do conteúdo? Queremos que você tenha acesso a conteúdos relevantes para o sua dia-a-dia. Esperamos que ele seja útil para que você continue vivendo com segurança ai no seu condomínio! 

Compartilhe:

linkedin tecmobili facebook tecmobili

Posts relacionados

Criado e Desenvolvido por: Agência Zíriga